23 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Fuplastic ressignifica mais de 6 toneladas de plástico com logística reversa

Milhares de itens de cenários e cidades cenográficas transformados em blocos modulares / Foto: Divulgaão Fuplastic

Projetos de lojas e sanitários sustentáveis da companhia utilizaram 35 mil baldes de açaí e milhares de itens de cenários e cidades cenográficas.

A logística reversa é o processo que visa a devolução dos produtos e embalagens pós-consumo ao ciclo produtivo, seja para a reciclagem, reutilização ou descarte adequado. Nesse contexto, a Fuplastic se destaca como uma indústria com soluções inteligentes e sustentáveis para construção, reutilizando materiais plásticos em seus projetos. Em parceria com grandes empresas como OAKBERRY e Globo, a companhia já conseguiu ressignificar mais de 6.000 quilos de resíduos plásticos.

Na OAKBERRY – hub de superfood com foco na comercialização de açaí – cerca de 3.500 baldes de açaí doados pelos franqueados se tornaram 1.000 blocos para a construção de loja com mais de 8m². Desde o ano passado, em sistema de franquia, a empresa já inaugurou 10 lojas sustentáveis. Ou seja: 35.000 baldes de açaí utilizados na fabricação de 10.000 blocos, que representam quase 4,5 mil quilos de plástico reciclado e reinserido na cadeia da economia circular. 

Já em parceria com a Globo, itens de plástico, descartados nas operações de montagem de cenários e cidades cenográficas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, deram origem ao primeiro banheiro sustentável do espaço, inaugurado no fim de outubro. Coletores quebrados, cones danificados, caixas e potes de plástico duro, capas de fitas e mídias, engradados de bebidas e outros elementos foram utilizados na fabricação dos blocos modulares semelhantes a peças de montar gigantes, que formam a estrutura da construção. O sanitário tem cabine feminina e masculina, possui 18m² e é acessível. Ao todo, foram utilizados 3 mil blocos modulares de plástico reciclado, equivalente a 1,5 mil quilos de resíduos ressignificados.

Os blocos modulares da Fuplastic são fabricados a partir da reciclagem do polipropileno, um polímero termoplástico produzido com a polimerização do gás propileno ou propeno, que pode ser facilmente moldado quando submetido às altas temperaturas, sem que o desempenho e qualidade sejam prejudicados. São a base para edificações seguras, sustentáveis, versáteis e modernas.

A construção com os blocos é fácil de montar, de qualidade, durável, resistente à umidade, tem baixa manutenção, projeto plug &; play com produto pronto, de rápida implementação, construção off-site e oferece conforto térmico e acústico. As certificações da Falcão Bauer, Polibalbino e Instituto Lab System atestam qualidade de peso; de tamanho, resistência e propriedades da matéria-prima e de resistência contrafogo e fio incandescente, respectivamente. 

Benefícios da logística reversa – Entre os principais benefícios da logística reversa do plástico estão a redução da demanda por matérias-primas virgens e dos impactos ambientais associados à extração de petróleo (principal insumo do plástico), e a geração de empregos no setor de reciclagem. Além disso, o reaproveitamento do plástico pode diminuir também os custos de produção, criando um ciclo mais eficiente e sustentável.

A crescente divulgação sobre os impactos ambientais gerados pelo consumo inadequado e má gestão dos plásticos impulsiona mudanças significativas nas práticas de produção, uso e descarte desse material. E, a logística reversa tem se mostrado uma estratégia primordial para amenizar os efeitos negativos, inclusive dos plásticos, que têm grande durabilidade e tempo de decomposição.  

“O plástico não é o vilão, ele é imprescindível em muitas áreas. Quando descartado de forma correta e inserido aos sistemas de reciclagem e logística reversa, o plástico pode ser reaproveitado diversas vezes, minimizando seu impacto no meio ambiente”, explica Bruno Frederico, CEO da Fuplastic.

Descarte de plástico no Brasil – Um estudo de 2022 do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), estima que o Brasil é responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos e que existe acumulado nas águas de 86 a 150 milhões de toneladas desse resíduo. 

No País, existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos publicada (Lei nº 12.305, de agosto de 2010). Entre as definições da legislação, ficou estabelecido um acordo, que inclui fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, sobre a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto. Assim, órgãos públicos e empresas privadas devem viabilizar ações para reduzir o volume de resíduos sólidos e rejeitos. Inclusive, a responsabilidade se estende aos consumidores, que devem se informar sobre o descarte correto dos itens, entender a importância e efetivar. 

Mas, ainda há muito o que mudar. De acordo com o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), o Brasil é o maior produtor de plásticos da América Latina e o quarto maior do mundo, já que produz cerca de 500 bilhões de itens plásticos descartáveis a cada ano. Mas, apenas 1,3% do plástico é reciclado, no Brasil, é o que revela um estudo de fevereiro de 2024 da ONG norte americana Center for Climate Integrity.

“Empresas, governo e sociedade devem trabalhar em conjunto para fortalecer a infraestrutura, promover a educação ambiental e implementar políticas públicas que incentivem a economia circular. Somente com um esforço coordenado será possível reduzir o impacto ambiental dos plásticos e transformar o problema dos resíduos em uma oportunidade econômica e ecológica para o Brasil”, completa o executivo.

Sobre a Fuplastic – Indústria brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção, a Fuplastic é 100% sustentável e recicla e ressignifica plástico em produtos de qualidade e relevância. Fundada em 2016, a companhia oferece uma nova forma de construir com versatilidade, modernidade, consciência ambiental e estimula grandes empresas a repensarem sobre o impacto de materiais sustentáveis. Inovação e adequação dos projetos, de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes, foram levadas para todo Brasil e já chegaram a 16 países da América do Sul, América Central e Europa. www.fuplastic.com.br

Compartilhe:

MAIS LIDAS