14 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

5 filmes do diretor Pedro Almodóvar chegam ao streaming À La Carte entre novembro e janeiro

Foto: Divulgação Belas Artes À La Carte

Entram no catálogo os longas: Volver, Carne Trêmula, Fale com Ela, A Flor do Meu Segredo e Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos

Para fechar o ano de 2024, e preparar um presente para 2025, o streaming À La Carte adiciona cinco longas do diretor Pedro Almodóvar. Conhecido por trabalhar com um elenco fixo, na maioria de seus projetos, Almodóvar gosta de trabalhar cores vibrantes como o vermelho e o amarelo, abordar histórias com muito drama, paixões acaloradas e muita sensualidade. Os assinantes poderão conferir em novembro quatro das cinco obras do cineasta espanhol, são elas: “Volver” (2006) estrelado por Penélope Cruz, um de seus trabalhos mais populares, “Carne Trêmula” (1997) com o marido de Penélope Cruz, Javier Bardem, “A Flor do Meu Segredo” (1995) com Marisa Paredes e “Fale com Ela” (2002) também com Penélope Cruz no elenco. Já em janeiro de 2025, outro grande clássico fica disponível no catálogo, “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988) com Antonio Banderas.

Confira abaixo a data de estreia e algumas curiosidades de cada filme:

21.11 – Volver (Volver)

Espanha/ USA, 2006, Comédia, Drama, 112 min, 14 anos

Direção: Pedro Almodóvar

Elenco: Penélope Cruz; Carmen Maura; Lola Dueñas

Sinopse: Depois de morta, uma mãe retorna à sua cidade natal para consertar as situações que não conseguiu resolver em vida.

Curiosidades: Por sua atuação neste filme, Penélope Cruz recebeu indicação ao Oscar 2007 de Melhor Atriz, mas a vencedora foi Hellen Mirren, por “A Rainha”. Penélope Cruz se tornou a primeira atriz espanhola a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz Principal. No Festival de Cannes 2006, o filme venceu o prêmio de Melhor Roteiro (escrito pelo próprio Almodóvar) e de Melhor Atriz, concedido a todo o elenco feminino. Primeiro filme de Pedro Almodóvar e Carmen Maura juntos em 18 anos, após terem rompido a amizade devido a desentendimentos nos bastidores de “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988).

28.11 – Carne Trêmula (Carne trêmula)

Espanha/ França, 1997, Drama, 101 min, 14 anos

Direção: Pedro Almodóvar

Elenco: Francesca Neri; Javier Bardem; Liberto Rabal; Angela Molina; Penélope Cruz

Sinopse: Depois de sair da prisão, Víctor continua apaixonado por Elena, mas ela é casada com o ex-policial – agora jogador de basquete – que ficou paraplégico por um tiro disparado pelo próprio Víctor.

Curiosidades: Adaptado do romance “Live Flesh” de Ruth Rendell. Primeira aparição de Penélope Cruz em um filme de Pedro Almodóvar. A mãe de Javier Bardem, Pilar Bardem, interpreta a parteira que faz o parto de Victor no início do filme. Jorge Sanz foi escalado como Víctor, porém, uma semana depois do início das filmagens, o diretor Pedro Almodóvar o substituiu por Liberto Rabal. A direção de fotografia tem a assinatura do brasileiro Affonso Beato, sua segunda colaboração com Almodóvar, com quem já havia trabalhado em “A Flor do Meu Segredo” (1995), parceria repetida pela terceira vez em “Tudo Sobre Minha Mãe” (1999). Affonso Beato possui uma longa lista de clássicos do cinema brasileiro em seu currículo de diretor de fotografia, incluindo “Cara a Cara” (1967), de Júlio Bressane, e “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” (1969), de Glauber Rocha.

05.12 – A Flor do Meu Segredo (Flor De Mi Secreto)

Espanha, 1995, Comédia, Drama, 102 min, 14 anos

Direção: Pedro Almodóvar

Elenco: Marisa Paredes; Rossy de Palma; Juan Echanove; Chus Lampreave; Carme Elias

Sinopse: Leo escreve romances trash sob um pseudônimo, mas, à medida que enfrenta dificuldades em seu relacionamento com o marido, percebe que sua obra está se tornando mais sombria.

Curiosidades: Roteiro baseado no conto “The Lovely Leave” da escritora, poeta, dramaturga e crítica americana Dorothy Parker (1893-1967). Durante o filme, a personagem Leo fala sobre enredos para livros. Uma das histórias é sobre uma garota que mata seu pai depois que ele tenta estuprá-la e, então, junto com sua mãe, esconde o corpo no freezer de um restaurante. Este é o enredo básico de “Volver” (2006), filme realizado por Almodóvar, 10 anos depois. A direção de fotografia tem a assinatura do brasileiro Affonso Beato (trabalho compartilhado com Alfredo Mayo), sua primeira colaboração com Almodóvar, com quem já havia trabalhado em “A Flor do Meu Segredo” (1995), parceria repetida em “Carne Trêmula” (1997) e “Tudo Sobre Minha Mãe” (1999). Affonso Beato possui uma longa lista de clássicos do cinema brasileiro em seu currículo de diretor de fotografia, incluindo “Cara a Cara” (1967), de Júlio Bressane, e “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” (1969), de Glauber Rocha.

12.12 – Fale com Ela (Hable com Ella)

Espanha/USA, 2002, Drama, Mistério, 112 min, 14 anos

Direção: Pedro Almodóvar

Elenco: Rosario Flores; Javier Cámara; Darío Grandinetti; Leonor Watling; Geraldine Chaplin

Sinopse: Benigno, que trabalha em um hospital, se apaixona por Alicia, uma aluna de balé. Quando ela sofre um acidente e fica em coma, Benigno acaba se tornando seu enfermeiro. No hospital, ele conhece Marco, que também está cuidando da mulher que ama: Lydia.

Curiosidades: Caetano Veloso aparece em uma cena cantando “Currucucú Paloma”, durante uma festa. Quando Marco pergunta o nome de Lidia, ele diz algo como: “Parece que você foi predestinada a isso”. Isso porque as touradas também são conhecidas como “arte de lidi”. O único filme a ser indicado ao Oscar de Melhor Diretor, mas não ao de Melhor Filme no Oscar de 2003. Este filme marca a segunda vez que o diretor Pedro Almodóvar trabalhou com um ator/atriz americano (Geraldine Chaplin). Almodóvar trabalhou anteriormente com um ator americano (Peter Coyote) em Kika (1993).

09.01 – Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres Al Borde De Un Ataque De Nervios)

Espanha, 1988, Comédia, Drama, 88 min, 14 anos

Direção: Pedro Almodóvar

Elenco: Carmen Maura, Antonio Banderas, Julieta Serrano

Sinopse: Mulher é deixada por amante, mas não se conforma e tenta entrar em contato com ele através de sua esposa, que também não sabe de seu paradeiro. Enquanto isso, sua amiga acha que está sendo perseguida pela polícia por causa do seu namorado terrorista.

Sobre o À LA CARTE 

O À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Outros diferenciais do À LA CARTE são as séries e as mostras de cinema, como os especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, japonesa, espanhola, holandesa, suíça,  da Macedônia do Norte e da Geórgia! 

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente. 

Valor assinatura mensal: R$ 12,90 | Valor assinatura anual: R$ 141,00

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/#/assine

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Compartilhe:

MAIS LIDAS