Foto: Freepik
Ambientes que prezam por esses fatores tendem a ter funcionários mais felizes e produtivos, com menores índices de absenteísmo e turnover.
A qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada ao bem-estar físico, mental e espiritual dos colaboradores. Um ambiente acolhedor e respeitoso é essencial para evitar frustrações e manter o engajamento dos times. Para promover ou melhorar a qualidade de vida no trabalho, é indispensável que as empresas ofereçam uma estrutura adequada, considerando fatores como ergonomia, infraestrutura e equipamentos. Ambientes que prezam por essas condições tendem a ter funcionários mais felizes e produtivos, com menores índices de absenteísmo e turnover.
Pensando nisso, a VR, plataforma de serviços para trabalhadores e empregadores, levantou 7 dos principais fatores que influenciam a qualidade de vida nas empresas:
1. Ambiente seguro e confortável: Oferecer condições adequadas e acolhedoras é fundamental.
2. Relacionamentos interpessoais saudáveis: Respeito nas relações promove um ambiente mais harmônico.
3. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: Horários flexíveis e programas de bem-estar contribuem para o bem-estar dos colaboradores.
4. Crescimento e reconhecimento: Um plano de cargos e salários claro motiva as pessoas.
5. Cultura organizacional forte: Transparência e respeito são essenciais para reter talentos.
6. Liderança inspiradora: Líderes devem motivar e identificar talentos, promovendo o crescimento interno.
7. Consciência ambiental: Empresas que adotam práticas sustentáveis demonstram respeito pelo meio ambiente e pelas pessoas.
As empresas têm uma parte importante na responsabilidade de construir um ambiente de trabalho saudável, e esses elementos fazem com que os colaboradores se sintam valorizados e respeitados.
Sobre a VR
A VR é um ecossistema que atua colaborativamente para melhorar a jornada do trabalhador, da hora que ele acorda até a hora que vai dormir. Para gerar um impacto social positivo, a VR possui seis unidades de negócio especializadas em mobilidade, gestão de RH, marketplaces e ofertas, estabelecimentos comerciais, serviços financeiros e benefícios em alimentação, que valorizam, simplificam e facilitam a relação entre empregadores e trabalhadores.