Foto: Freepik
O período de recesso é um bom momento para que as crianças aprendam um jogo que é um importante aliado da educação infantil
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como uma ferramenta pedagógica, o xadrez ajuda as crianças a desenvolver o raciocínio e a elaborar estratégias. Segundo os especialistas em educação, as férias podem ser um bom momento para que as crianças tenham um primeiro contato com o jogo.
“O xadrez é um jogo de tabuleiro muito completo porque estimula muitas habilidades simultaneamente”, diz Murillo Neumann, coordenador do Núcleo de atividades complementares do Colégio Marista Asa Sul. “O xadrez facilita o aprendizado da matemática e da programação porque ambos requerem recursos como a probabilidade, as progressões e a geometria”, conta Neumann.
Ainda segundo o professor, as férias são um ótimo momento para que as crianças que ainda não tiveram esse primeiro contato se aproximem do jogo justamente por terem tempo livre e o xadrez ser um divertimento que pode ser praticado com amigos ou familiares”, completa o professor.
Confira abaixo 7 motivos para que as crianças aprendam a jogar xadrez nas férias:
- Trabalha o desenvolvimento do pensamento estratégico
- Desenvolve a paciência e a concentração
- Estimula a criatividade e a imaginação
- Ensina a saber perder
- Promove a interação social
- Facilita o aprendizado da programação
- Ajuda a assimilar outras disciplinas