José Eduardo Camargo (líder de Conteúdo e Inteligência da Abrasel), Humberto Bahia (fundador e CEO da Vai Fácil e Reutiliza Já), Roberto Rocha (presidente de Associação Nacional dos Catadores) e Victor Bicca (diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil)
Economia Circular e o papel dos catadores foi tema de palestra ministrada durante o segundo dia do 35º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
Ao lado de Victor Bicca, diretor de relações governamentais da Coca-Cola Brasil, e Humberto Bahia, fundador e CEO da Vai Fácil e Reutiliza Já, o presidente da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Roberto Rocha, destacou o trabalho fundamental prestado por catadores de material reciclável e a importância de reconhecê-los enquanto membros da cadeira produtiva do setor de alimentação fora do lar.
“Não tem um bar ou restaurante que não receba um catador de material reciclável em sua porta. Há muito tempo, existe uma relação entre os comércios e os catadores. O que falta é o estreitamento desse relacionamento. É preciso se perguntar quem é esse catador e como funcionam o trabalho e a vida dele”, destacou Roberto Rocha.
Hoje, de acordo com o presidente da ANCAT, existem mais de 1 milhão de catadores e catadoras atuando em todo Brasil. Durante o trabalho de coleta, separação, triagem e destinação final dos materiais recicláveis, esses profissionais contribuem com cadeia produtiva de bares e restaurantes enquanto prestam um serviço fundamental para a preservação do meio ambiente.
A importância social, ambiental e econômica do trabalho dos catadores vem fazendo com que grandes empresas, como a Coca-Cola Brasil, unam esforços para contribuir com a cadeira de reciclagem. “Nós estamos trabalhando em conjunto com as cooperativas e temos desafios totalmente baseados na economia circular. Até o ano de 2030, a nossa meta é reciclar 100% das embalagens que colocamos no mercado”, afirmou Victor Bicca.
Apoiar e valorizar o trabalho de coleta e reciclagem de materiais também é o objetivo da Vai Fácil e Reutiliza Já que, para isso, contam com o suporte da tecnologia. “Usamos a tecnologia como um motor de engajamento. Com ela, conseguimos tangibilizar melhor a mediação do que está acontecendo na cadeia de reciclagem, conscientizar pessoas e nos aproximar das novas gerações”, pontuou Humberto Bahia.
Finalizando a palestra, Roberto Rocha concluiu que vivemos um momento crucial rumo à visibilidade e o reconhecimento do serviço prestado pelos catadores. “Estamos diminuindo o tempo entre intenção e ação. O desafio agora é engajar as pessoas por meio da educação e da comunicação, e parcerias colaborativas como da Abrasel, Coca-Cola, Vai Fácil e Reutiliza Já trazem avanços importantes”, concluiu.
De mãos dadas com os catadores
Com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, a Abrasel, em parceria com a Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), lançou a campanha “De mãos dadas com os catadores”.
A campanha conta com diferentes fases, cada uma delas destacando a integração e a colaboração entre catadores e o setor. A primeira etapa tem foco em tirar esses trabalhadores da invisibilidade, com o chamado “Quem faz um trabalho de encher os olhos não pode ser invisível”.
Na sequência, o objetivo é alertar a todos sobre os pequenos gestos que deveriam ser a tônica do relacionamento com esses trabalhadores. Dar bom dia, perguntar o nome e oferecer um copo d’água são bons exemplos.
“Você consumiu, ele passou e a vida se renovou” dá o tom da terceira fase, cujo objetivo é integração desses profissionais a cadeia produtiva.
A iniciativa é aberta a qualquer empresa, formador de opinião, organização ou cidadão que queira fortalecer o reconhecimento aos catadores. Para participar, basta acessar o site https://materiais.abrasel.com.br/parceria-circular, baixar as peças gratuitamente e compartilhar nas redes sociais e em outros canais.
Serviço:
35º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
16 a 17 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes, Correio Braziliense, Prazeres da Mesa
Patrocínio: Ambev, Alelo, Banco do Nordeste, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Get Net/Santander, Governo Federal, Grupo Petrópolis, Heineken, JBS, PMI, Rappi, Safrapay, Sodexo, Stone, Ticket.
Apoio: IESB, Fispal, Unecs, Reutiliza-Já, META Mais informações em: congressoabrasel.com.br/