27 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Oncologista baiana é a primeira brasileira a integrar time global da Sociedade Americana de Oncologia Clínica

A médica baiana Clarissa Mathias, do Grupo Oncoclínicas, é um dos grandes nomes mundiais na pesquisa e desenvolvimento de ações voltadas ao controle do câncer de pulmão; Ela se tornou a primeira mulher do país a receber o título Fellow of the American Society of Clinical Oncology (Fasco)

Clarissa Mathias, oncologista do Grupo Oncoclínicas e pesquisadora do Instituto Oncoclínicas, conquistou mais um importante reconhecimento por suas contribuições à Medicina: ela é a primeira mulher brasileira a fazer parte do grupo de especialistas globais do Fellow of the American Society of Clinical Oncology (Fasco), da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco).

A premiação se dá ao trabalho desenvolvido pela oncologista nas frentes de pesquisa, envolvimento voluntário com a Asco e participações em iniciativas internacionais, sendo uma das maiores honrarias prestadas pela entidade, que visa o serviço voluntário, envolvimento, dedicação e compromisso com a Asco. O anúncio aconteceu na quinta-feira, 14 de setembro.

“É um orgulho imenso ser parte do time de especialistas da Fasco. A Asco é uma organização fascinante, que se dedica no avanço das fronteiras da inovação e investigação, proporcionando um olhar direcionado ao paciente e influenciando médicos do mundo inteiro. Me sinto honrada em fazer parte dessa história”, comenta a médica.

A elegibilidade dos membros do programa se dá pelo critério de acúmulo de pontos por serviços voluntários ou atividades com a Asco. “Essa é uma maneira de incentivarmos, através de um trabalho gratificante, que mais membros se envolvam e façam parte de projetos como esse”, acrescenta Clarissa Mathias.

Ao todo, o programa, que continua em expansão a cada ano, conta com mais de 2 mil voluntários e 200 grupos dentro do projeto.

Uma trajetória dedicada a combater o câncer

Considerada uma das vozes mais ativas na luta pela equidade de acesso ao diagnóstico e terapias no controle do câncer, ao longo de sua trajetória Clarissa soma importantes contribuições para os setores público e privado de saúde, tendo, entre outros cargos, sido presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), Presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), e Presidente do Comitê Internacional da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco). Atualmente é parte do corpo clínico do Grupo Oncoclínicas, onde atua como oncologista clínica e lidera estudos clínicos, e compõe o Comitê de Mulheres para Oncologia da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (Esmo).

A médica é também organizadora do recém lançado livro Encontros Ecumênicos – Amor e gratidão na arte de compartilhar, da Editora DOC.

Sobre a Oncoclínicas&Co

A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 134 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 595 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

Para obter mais informações, visite Link

Compartilhe:

MAIS LIDAS