Projeto Farmácia Verde está presente no evento / Foto: Acervo Bracell
Iniciativas apoiadas pela Bracell no litoral norte e agreste da Bahia conectam empreendedoras sociais com potenciais clientes no mercado de Salvador
Entre os negócios que serão fortalecidos na 1ª Expo Favela Innovation Bahia 2023 estão cinco grupos de empreendedores sociais apoiados pela Bracell no Litoral Norte e Agreste do estado. Exemplos de iniciativas de sucesso lideradas por mulheres, em sua maioria quilombolas, os grupos foram selecionadas pela Central Única de Favelas (Cufa) para participar do evento, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro, das 9 às 19h, no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A entrada é gratuita.
As iniciativas apoiadas pela Bracell, por meio do programa Bracell Social – o programa de investimento social privado da empresa – são o Farmácia Verde, liderado por mulheres da comunidade do Cangula, em Alagoinhas, que produz sabonetes artesanais com propriedades medicinais e terapêuticas; a Associação dos Jovens Remanescentes Quilombolas da Bahia (Ajarquiba), pertencente à comunidade Piaçava, em Esplanada, que desenvolve produtos apícolas; a Fábrica de Fardamentos, conduzida pela Coopecir, em Inhambupe; o projeto Delícias da Prata, da comunidade da Prata, em Entre Rios, com a produção de biscoitos e geleias; e o Delícias do Mato Limpo, de Araçás, que produz sequilhos. Todos estes são liderados por mulheres, sendo que os projetos Farmácia Verde, Ajarquiba e Delícias do Mato Limpo são realizados por quilombolas.
O público poderá visitar também o stand Bracell Social, onde serão apresentados, com mais detalhes, os negócios sociais apoiados pela empresa, além de degustar produtos e conhecer outras iniciativas com foco em educação e bem-estar.
A Expo Favela Innovation Bahia 2023 terá uma série de atividades com o objetivo de potencializar e dar visibilidade aos pequenos negócios construídos em favelas e comunidades. Mais que a feira, a programação também irá contar com workshops, exposições, rodadas de negócios e rodas de conversas, como a roda “Política ESG e a periferia: Favela, geração de renda e sustentabilidade”, mediada por Amanda Quenupe, coordenadora de Responsabilidade Social da Bracell Bahia, com participação de representantes do Banco do Nordeste e Petrobras.
Fábio Góis, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, reforça o evento como uma feira de negócios sociais importante para o território, oferecendo oportunidade para que pequenos empreendedores apresentem o que estão desenvolvendo para um novo público. “Será um momento para novas conexões, que, com certeza, irão ampliar as oportunidades de negócios para os grupos do Litoral Norte e Agreste baiano” , pontua o gerente.
A primeira edição regional, organizada pela Sociedade Favela Holding e Central Única de Favelas (Cufa), escolherá os melhores empreendedores locais para participarem da Expo Favela Nacional, entre os dias 1 e 3 de dezembro, em São Paulo. Em 2022, a Bahia se destacou, sendo o terceiro estado que mais aprovou projetos, com 23 empreendedores selecionados para a etapa final. A versão baiana do evento tem patrocínio da Bracell, Governo do Estado da Bahia, Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI), apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, Parque Shopping Bahia e Gol e promoção da TV Bahia.
Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com
Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com