O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no último dia 19 de setembro, durante sua passagem pela 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que o combate às mudanças climáticas e à desigualdade são os principais desafios a serem vencidos pelos líderes mundiais.
Diante dos elevados índices de calor registrados em 2023, a preocupação com as questões climáticas cresceu consideravelmente ao longo do ano. Ao conduzir uma análise comparativa das pesquisas relacionadas ao tema no Google, no período de janeiro a setembro de 2023, observou-se um aumento significativo no interesse.
De acordo com um levantamento feito pela plataforma de inteligência em mídia, a TUNAD, a busca pelo termo “Mudanças climáticas” registrou um incremento de 138%, enquanto o termo “Aquecimento global” apresentou um aumento de 159%.
Essa tendência sugere que as pessoas estão cada vez mais buscando informações e se engajando em discussões relacionadas às mudanças climáticas, refletindo uma crescente preocupação com o impacto do clima no planeta.
A plataforma da Tunad utiliza as buscas no Google como parte de seus indicadores de desempenho (KPIs). A empresa possui uma API com o Google que traz minuto a minuto as palavras-chave que são cadastradas dentro da plataforma. Essa integração permite à Tunad avaliar uma estimativa do interesse e o comportamento de busca do público em relação às marcas e temas pesquisados.
Foi realizado um monitoramento das palavras-chave relevantes, para registrar o volume de buscas. A análise das tendências de pesquisa incluiu a identificação de picos, quedas e variações significativas no volume de buscas ao longo do período. A análise do aumento e da queda das pesquisas de um período para o outro envolveu a comparação dos números de buscas, com o cálculo das variações percentuais para quantificar as mudanças e identificar tendências gerais ao longo do período.