26 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

‘A diversidade é boa para todos: é inovação, economia e justiça social’, diz Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora

Foto: Pixabay

Os pilares ESG, Saúde Mental e Tecnologia e Inovação na educação foram tema de painel que aconteceu ontem (17/10) na Educa Week, maior evento de educação da América Latina, que está sendo realizado no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. O debate contou com a presença de João Marcelo Borges (gerente de pesquisa e inovação do Instituto Unibanco), Ana Fontes (fundadora da Rede Mulher Empreendedora), Fabio Coelho (presidente do Google Brasil), Madalena Carmona e Costa (diretora executiva do banco Morgan Stanley) e Marcos Talarico (CEO da Educa Week).

Marcos Talarico, CEO da Educa Week, abriu o debate citando dados alarmantes sobre falta de equipamentos e de estrutura na rede pública e, ainda, sobre a saúde mental dos professores. O executivo lembrou que mais da metade dos estudantes dos anos iniciais das escolas públicas do país ainda não têm acesso à internet.  E, ainda, que 72% dos professores brasileiros tiveram a saúde mental afetada, a partir da pandemia.

A importância da diversidade e inclusão no ambiente escolar foi amplamente discutida, já que é um pilar importante da Agenda ESG e deve ter lugar desde a contratação de educadores e demais colaboradores como nas aulas e atividades pedagógicas que trabalham o respeito às diferenças. “A diversidade é boa para todos, é inovação, economia e justiça social”, disse Ana Fontes, fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora).

A relevância das metas e indicadores para nortear os sistemas de ensino foi apontada como prioritária por João Marcelo Borges, gerente de Pesquisa e Inovação do Instituto Unibanco. “Eu não quero menosprezar a importância de mais recursos, mas a gente precisa atrelar estes valores gastos em educação a mecanismos comprovados de gestão das redes de ensino, tentando fazer com que, de alguma maneira, estes investimentos estejam ligados a resultados”, defendeu o executivo.

Já Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, citou ações que podem contribuir para a transformação da educação. “Escolas em tempo integral, reconhecimento dos professores e conectividade caminham de mãos dadas com capacitação”, afirmou o executivo. “Ao valorizar a base, você valoriza o topo. Tenho uma visão otimista, temos de olhar para a educação e cobrar a orquestração do setor público”, concluiu.

Outras bandeiras defendidas pelos especialistas foram a importância da intencionalidade e persistência nas ações e, também, a geração de oportunidades de emprego para jovens e adultos de classes sociais menos favorecidas.

Mais sobre a Educa Week 2023: é o maior evento de Educação da América Latina. Em sua 8ª edição, em formato híbrido, vai reunir líderes empresariais, políticos, gestores escolares, especialistas em tecnologia e em saúde mental e educadores para debater os principais desafios educacionais do Brasil, em busca de soluções disruptivas e transformadoras, em uma abordagem 360º da educação. 

Especialmente esse ano, questões de ESG, tecnologia, inovação e saúde mental na educação vão ganhar destaque nos debates. Já são mais de cinquenta painéis e mais de duzentos líderes educacionais confirmados. Para completar, a sexta edição do Prêmio Destaque Educação irá reconhecer iniciativas que abordam com sucesso a integração de ESG, tecnologia, inovação e saúde mental na educação, destacando casos de excelência pelo Brasil. Confira a programação completa, acessando: https://educaweek.com.br/

Compartilhe:

MAIS LIDAS