Crédito: Freepik
À medida que a população envelhece, os problemas de saúde musculoesquelética tornam-se cada vez mais proeminentes. Na terceira idade, muitos indivíduos enfrentam desafios significativos relacionados aos pés, tornozelos e joelhos, afetando sua qualidade de vida e mobilidade.
O processo de envelhecimento muitas vezes traz consigo problemas nos pés, tornozelos e joelhos. Doenças como artrite e artrose, bem como condições como fascite plantar, joanetes e esporão calcâneo, são frequentemente observadas em idosos. Esses problemas musculoesqueléticos podem causar dor e desconforto substanciais, afetando a qualidade de vida e a mobilidade.
Profissionais de saúde, incluindo podólogos e ortopedistas, agora estão indicando soluções personalizadas para ajudar os idosos a lidar com esses problemas de saúde, como as palmilhas e calçados sob medida.
“As palmilhas sob medida são projetadas para atender às necessidades individuais de cada pessoa. Elas são capazes de proporcionar alívio da dor, melhorar o suporte e o alinhamento dos pés e oferecer segurança, conforto e qualidade de vida”, diz Mateus Martínez, diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor.
Thomas Case, empresário de 86 anos, sofria com dores nos pés e tinha dificuldades para realizar suas tarefas. “As palmilhas marcaram um antes e depois na minha vida. As minhas dores foram resolvidas e eu pude voltar a viver. Me exercito todos os dias”, comenta Case.
Os calçados sob medida são outra opção valiosa para os idosos. Esses sapatos, assim como as palmilhas, são feitos após uma avaliação dos pés com especialistas, e confeccionados com um ajuste perfeito para os pés de cada indivíduo, oferecendo conforto excepcional e suporte. Isso reduz a pressão sobre áreas de dor e melhora a qualidade de vida. Idosos e seus cuidadores devem considerar essas soluções personalizadas ao enfrentar problemas de saúde. Consultar um profissional de saúde qualificado é o primeiro passo para abordar essas preocupações e buscar uma vida mais saudável e ativa na terceira idade.