Crédito: Pexels
Estudo mostra que empresas diversas e inclusivas podem ter até 25% a mais de lucratividade
A Diversidade e Inclusão (D&I) está cada vez mais no radar das empresas de todos os portes, mas muitas delas ainda não se desafiam a fazer, na prática, mudanças efetivas. Algumas iniciativas surgem para contornar esse desafio, como o recente anúncio do IDIVERSA B3, primeiro índice latino-americano a combinar em um único indicador critérios de gênero e raça para reconhecer as companhias que se destacam em diversidade, além de promover maior representatividade de grupos sub-representados (gênero feminino, pessoas negras e indígenas) no mercado. A iniciativa deverá fomentar empresas a aumentarem a inclusão de pessoas sub-representadas em seus quadros.
No entanto, 36% das organizações alavancam seu programa de D&I com o objetivo de reter talentos. Como resultado positivo dessa ação, são 25% maiores as chances de empresas diversas e inclusivas terem lucratividade acima da média, como aponta um estudo da McKinsey.
A implementação de políticas de diversidade e inclusão pode ser um processo desafiador para o RH devido a uma série de fatores, como resistência cultural e organizacional, falta de diversidade nas lideranças, barreiras de recrutamento e, sobretudo, a mensuração do impacto das políticas de diversidade e inclusão. Um diagnóstico inicial interno da empresa pode ajudar a ter um ponto de partida. “A promoção da diversidade e inclusão é fundamental para o sucesso a longo prazo das organizações. O RH desempenha um papel fundamental na superação desses desafios, trabalhando em estreita colaboração com a liderança e os funcionários para criar uma cultura inclusiva e diversificada”, explica Jheny Coutinho, CEO da Plure, primeira plataforma brasileira de vagas exclusivas para mulheres.
Para alcançar esse objetivo, é necessário entender que diversidade e inclusão não é apenas uma pauta social, mas uma prática que melhora o engajamento e o potencial de inovação nas empresas.
“Não basta apenas organizar eventos comemorativos, realizar discussões esporádicas e estabelecer comunidades, se não houver mudanças estruturais reais: ajustar procedimentos, rever produtos e integrar pessoas diversas no processo de tomada de decisão. A empresa deve desenvolver um plano de ação baseado em dados, feedback dos funcionários e experiência, destacando a importância do envolvimento de consultores pertencentes a grupos minoritários”, ressalta Jheny.
O que é diversidade e inclusão?
A diversidade e inclusão (D&I) são conceitos que se referem à promoção e celebração da variedade de características, perspectivas, experiências e identidades das pessoas em um ambiente, garantindo que todos tenham igualdade de oportunidades, respeito e participação.
A diversidade refere-se à ampla gama de características que as pessoas podem ter, como gênero, raça, etnia, orientação sexual, idade, deficiência, religião, origem nacional, background educacional, entre outras. A diversidade reconhece que as pessoas são únicas e diferentes em muitos aspectos. Já a inclusão envolve a criação de um ambiente onde todas as pessoas se sintam valorizadas, respeitadas e integradas, independentemente de suas diferenças. A inclusão se concentra em garantir que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades, acesso a recursos e participação ativa na cultura e nas práticas de uma organização.
“Juntas, a diversidade e a inclusão visam criar ambientes de trabalho, comunidades e sociedades mais justas, equitativas e produtivas. Promover a diversidade e a inclusão é fundamental para a construção de culturas organizacionais que valorizem a igualdade, a inovação e o respeito mútuo, além de contribuir para o progresso social e econômico”, aponta Jheny Coutinho.
Cinco dicas para uma empresa inclusiva e diversa durante todo o ano
“Um ambiente de trabalho precisa ser diverso e inclusivo o ano todo. Não adianta fazer uma atividade isolada no Dia da Mulher e ser uma empresa pouco inclusiva para elas nos outros meses, ou mesmo fazer um evento no Dia da Consciência Negra e ser uma empresa desigual e com comportamentos discriminatórios”, explica a CEO da Plure. “A diversidade e a inclusão não devem ser tratadas como iniciativas pontuais, mas sim como parte integrante da cultura e da estratégia da empresa durante todo o ano. Manter um compromisso contínuo com esses princípios pode contribuir para um ambiente de trabalho mais acolhedor e inovador”.
A executiva dá cinco dicas para uma empresa mais inclusiva e diversa durante todo o ano, confira!
- Liderança comprometida e engajada: a liderança da empresa deve demonstrar um compromisso sólido com a diversidade e a inclusão, integrando esses valores em suas próprias práticas e tomando medidas proativas para promover um ambiente inclusivo. Isso envolve a definição de metas claras e a alocação de recursos para iniciativas de D&I.
- Celebre as datas relacionadas à diversidade com responsabilidade: nós criamos na Plure o Calendário da Diversidade 2024, um guia online e gratuito com datas para fortalecer a área de pessoas, atrair talentos plurais e manter colaboradores engajados. Mais do que datas, o guia tem como objetivo orientar como navegar nesse tema com segurança, respeito e resultado nas empresas.
- Políticas inclusivas e processos equitativos: é crucial avaliar e ajustar as políticas e práticas da empresa para garantir que sejam inclusivas. Isso pode incluir políticas de recrutamento e seleção que evitem preconceitos, programas de mentoria e desenvolvimento de carreira para grupos sub-representados, e sistemas de promoção que garantam igualdade de oportunidades.
- Incentive a representação diversificada: busque ativamente a diversidade em todos os níveis da organização. Isso pode envolver a promoção de programas de recrutamento que atinjam uma variedade de candidatos, a criação de parcerias com organizações locais e nacionais que promovem a diversidade e o monitoramento constante da representação em toda a empresa.
- Comunique e celebre a diversidade: comunique os esforços da empresa em relação à diversidade e inclusão de forma transparente e regular. Celebre marcos e conquistas relacionados à D&I ao longo do ano. Isso não apenas promove um ambiente inclusivo, mas também tende a atrair talentos diversos e clientes que compartilham seus valores.
___
Plure
A Se Candidate,Mulher!, agora com o nome Plure, é uma HRtech de recursos humanos especialista em conectar empresas a mulheres incríveis e plurais. A startup já impactou mais de 50 grandes companhias – incluindo players como Heineken, Samarco, Volvo, Ambev e PAM Saint-Gobain – oferecendo soluções Recrutamento e Seleção, Marca Empregadora e Educação Corporativa para contratação de mulheres Negras, PcDs, LGBTI+, +50, Mães e mais recortes. A plataforma da Plure é a única no mercado de contratação que conta com uma comunidade com mais de 250 mil mulheres. O objetivo da HRtech é levar Diversidade & Inclusão como estratégia de negócio para mais empresas, além de empregar meio milhão de mulheres até 2030. Saiba mais: https://plure.io/