25 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Sustentabilidade: dados do LinkedIn mostram necessidade urgente de talentos e habilidades verdes

Imagem: Canva

  • A pesquisa aponta um aumento nas contratações voltadas para sustentabilidade, além de um levantamento das habilidades e empregos verdes mais demandados no Brasil
  • Os dados também mostram uma disparidade de género na área, indicando que as mulheres correm o risco de ficarem em desvantagem na transição verde: 90% das mulheres não possuem uma única competência verde ou experiência de trabalho voltados para sustentabilidade, enquanto 16% dos homens têm pelo menos pelo menos uma habilidade verde

São Paulo, 29 de novembro de 2023 – Enquanto os líderes mundiais se reúnem na COP28 para discutir o futuro da política climática, novos dados do LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, mostram que o mundo enfrenta uma escassez significativa de habilidades e talentos verdes, que são aqueles voltados para a preservação ou restauração do meio ambiente. Os dados da plataforma mostram que, se quisermos cumprir as metas climáticas, precisamos ir mais longe e mais rapidamente no que diz respeito à contratação desses talentos e no desenvolvimento de competências voltadas para essa temática.

A notícia positiva para o planeta é que, globalmente, as contratações verdes continuam a aumentar – ultrapassando significativamente as contratações globais nos principais mercados em todo o mundo. No seu pico, o ritmo de contratação de talentos verdes foi duas vezes maior que o da contratação geral no Brasil, superando o pico da taxa de contratação verde nos EUA, que ultrapassou 44%, seguido pelo Reino Unido (30%), Espanha (28%), França (25%) e Alemanha (19%), em comparação com a taxa global, que atingiu um pico de 24% a mais.

No entanto, ainda não existem talentos suficientes – e qualificados – para atender essa demanda. Os dados do LinkedIn mostram que, globalmente, apenas 1 em cada 8 profissionais possui uma ou mais competências verdes. Embora a porcentagem de usuários da plataforma com essas competências ou experiências tenha crescido 12,3% entre 2022 e 2023, o ritmo não é suficiente para atender a procura de talentos. Os nossos dados sobre ofertas de emprego mostram que a procura por competências verdes aumentou 22,4% no mesmo período.

“O caminho a ser seguido é claro e os dados mostram os passos que devemos dar para enfrentar os desafios. Os debates sobre as alterações climáticas devem ser acompanhados de investimentos adequados para melhorar as competências dos trabalhadores, e isso inclui a implementação de programas de formação e mais ofertas de empregos voltados especificamente para esta frente. O futuro do nosso planeta depende de talentos verdes qualificados”, diz Allen Blue, cofundador e vice-presidente de gerenciamento de produtos do LinkedIn.

Romper a disparidade de gênero é fundamental para uma transição verde equitativa

A pesquisa do LinkedIn aponta para uma crescente disparidade de gênero nas competências verdes: 9 em cada 10 mulheres não possuem uma única competência relacionada a esta área. Apenas 10% das mulheres possuem competências ou experiência verdes, em comparação com 16% dos homens.

Além disso, a sub-representação das mulheres na liderança é mais acentuada nas indústrias voltadas à sustentabilidade. As mulheres representam apenas 20% dos cargos de vice-presidente e 21% dos cargos de diretoria nessas indústrias, em comparação com 27% dos cargos de vice-presidente e 25% dos cargos de diretoria em toda a economia global.

As disparidades também são visíveis nos desafios enfrentados por cada gênero – as mulheres precisam enfrentar obstáculos maiores. Quando os homens assumem os seus primeiros empregos verdes, a semelhança de competências com o seu emprego anterior (não verde) tende a ser 27% superior à das mulheres.

Empregos e habilidades mais demandadas no Brasil

Dados do LinkedIn mostram os empregos e habilidades verdes mais demandados no Brasil, em setores fundamentais para impulsionar a transição verde, incluindo Gás & Petróleo, Energia e Finanças. Confira abaixo:

Habilidades verdes mais demandadas no Brasil

1.     Certificação NEBOSH (National Examination Board in Occupational safety and Health)

2.     Amostragem de Solo

3.     Terra Contaminada

4.     Sistema PV

5.     Arquitetura sustentável

Empregos verdes mais demandados no Brasil (por setor)

1.     Auxiliar Administrativo 2.     Técnico(a) em mecânica  3.     Eletricista 4.     Oficial de Meio Ambiente e Segurança Sanitária 5.     Auxiliar de escritório1.     Representante comercial 2.     Analista de Tecnologia da Informação 3.     Analista de Compliance  4.     Analista de qualidade 5.     Especialista em Compliance 1.     Auxiliar Administrativo 2.     Técnico(a) em mecânica 3.     Eletricista 4.     Engenheiro(a) elétrico 5.     Vendedor(a)

Curso gratuito no LinkedIn Learning

Para ajudar ainda mais os profissionais que buscam uma carreira verde, o LinkedIn disponibilizou um curso gratuito em português no LinkedIn Learning, que aborda conselhos práticos para os profissionais sobre carreiras sustentáveis: Empregos Verdes: Como Construir uma Carreira Sustentável.

Sobre o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 1 bilhão de usuários, sendo deles 69 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS