Foto: Pexels
Alunos poderão escolher uma das sete áreas oferecidas, como desenvolvimento full stack, segurança da informação, dados, user experience e marketing digital; inscrições vão até 08 de dezembro
O Programa Desenvolve 2024, uma iniciativa do Grupo Boticário em parceria com a Alura e a ASID Brasil, está com inscrições abertas para 210 vagas destinadas a pessoas com deficiência. Com duração de seis meses, o programa é on-line e oferece oportunidades em sete trilhas de cursos da área de tecnologia: Dados, DevOps, Desenvolvimento Full Stack, Desenvolvimento Mobile, Segurança da Informação, User Experience e Marketing Digital.
A iniciativa representa uma oportunidade de qualificação e mudança de vida. De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2018, os cinco principais cargos ocupados por pessoas com deficiência no Brasil ainda são de baixo requisito educacional e poucas oportunidades de ascensão, como auxiliar de escritório, assistente administrativo, operador de linha de produção, faxineiro e repositor de mercadorias. Essa é uma tendência que o Programa Desenvolve quer mudar para trazer cada vez mais inclusão, em todos os espaços, inclusive na tecnologia.
Quebra de barreiras
Historicamente, pessoas com deficiência têm menos acesso ao ensino superior. O último Censo da Educação Básica revela que apenas 48,3% desse público entre 20 e 22 anos concluiu o Ensino Médio. Somente 5% da população com deficiência possui Ensino Superior completo no Brasil, e apenas 0,7% dos alunos matriculados em cursos de graduação são pessoas com deficiência, conforme dados do IBGE e do Censo de Educação Superior 2021.
Enquanto isso, o país tem 60 mil vagas de tecnologia em aberto, à espera de profissionais qualificados. “O acesso às iniciativas de desenvolvimento e inclusão no mercado de trabalho são pilares fundamentais para a quebra do ciclo de exclusão enfrentado por pessoas com deficiência. O Programa Desenvolve 2024 representa um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva e igualitária, oferecendo oportunidades reais para o desenvolvimento profissional e pessoal desse público”, afirma João Miron, líder de projetos da ASID Brasil.
Como funciona o programa
O Programa Desenvolve 2024 oferecerá um ciclo de seis meses de aulas remotas, com uma carga horária semanal de 20 horas, proporcionando flexibilidade para os participantes, que terão acompanhamento por mentores do Boticário para orientação e apoio durante o programa. Além dos cursos específicos em tecnologia, os inscritos terão acesso a cursos de Inglês e Espanhol, contribuindo para uma formação mais abrangente. Ao final do programa, os participantes formados serão incluídos no banco de talentos do Grupo Boticário, tornando-se elegíveis para preenchimento de vagas futuras.
Como se inscrever
As inscrições para o Programa Desenvolve 2024 já estão abertas e vão até o dia 8 de dezembro. É importante destacar que o processo seletivo conta com dois fluxos distintos, um para pessoas com deficiência e outro para aqueles sem deficiência, garantindo uma avaliação inclusiva.
Ao se inscreverem, os candidatos com deficiência podem selecionar essa opção, direcionando-os para um processo paralelo, adaptado às suas necessidades. Este processo elimina a etapa de envio de vídeo. Além disso, para os candidatos com deficiência, a renda familiar máxima deixa de ser um dos critérios de elegibilidade.
Programa Desenvolve 2024
Inscrições até 08 de dezembro
1024 vagas no total, sendo 20% para pessoas com deficiência
https://bit.ly/ProgramaDesenvolve2024
Sobre a ASID Brasil
A ASID Brasil é uma plataforma de soluções para inclusão socioeconômica da pessoa com deficiência. Idealiza, executa e dissemina soluções de desenvolvimento social em todo território nacional. Suas soluções criam oportunidades para pessoas com deficiência e seu núcleo familiar, além de incentivar novas tecnologias sociais. Atua desde 2010 com 120.000 pessoas impactadas e mais de 8 mil voluntários, a ASID Brasil conta com reconhecimentos nacionais e internacionais como Melhores ONGs Época, United People Global, e o Prêmio Viva Idea como melhor solução de impacto coletivo da América Latina. Mais informações: https://www.asidbrasil.org.br