25 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Celular Seguro é uma forma rápida, fácil e inclusiva de proteção 

Foto: Freepik

A iniciativa do Celular Seguro, novo programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que consegue bloquear em até 30 minutos smartphones que foram roubados ou furtados, é uma maneira de proteção mais simples e rápida sobretudo para a maior parte da população brasileira que carece de letramento digital, na avaliação de Carlos Rafael Gimenes das Neves, professor do curso de Ciências de Dados e Negócios da ESPM. 

Segundo o especialista, muitos fabricantes de aparelhos celulares disponibilizam aplicativos próprios de proteção, mas nem todo usuário fica atento às configurações ou consegue entender o passo a passo para implementá-lo. Além disso, aparelhos antigos não possuem tal recurso. “A solução do governo é mais democrática nesse sentido e vem ao encontro de uma necessidade da sociedade, uma vez que atualmente há nos aparelhos muitas informações pessoais e o usuário fica vulnerável caso seus dados fiquem nas mãos de pessoas mal-intencionadas”, diz Neves. 

O Celular Seguro, continua Neves, depende dos desenvolvedores das grandes instituições financeiras, o que não ocorre quando vem do fabricante. Porém, é de grande interesse por parte delas. “Percebemos no lançamento do Celular Seguro a adesão de diversos bancos à plataforma. Eles estão dispostos a estarem aptos para o funcionamento do aplicativo, pois eles também necessitam dessa proteção”, diz.   

 Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Compartilhe:

MAIS LIDAS