25 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Startup de impacto social enfrenta jornada de transformação corporativa rumo à equidade racial

Com a meta de impactar cerca de 20 mil colaboradores através de treinamentos empresariais até o fim do ano, Diáspora Black possui soluções que resgatam e fortalecem a herança do DNA preto no Brasil

A Diáspora Black, startup líder em promover conhecimento sobre lugares, pessoas e histórias da cultura negra, pretende treinar, até o fim do ano, cerca de 20 mil colaboradores em suas trilhas de diversidade, equidade e atendimento inclusivo. A empresa, que possui soluções de vivências corporativas que resgatam e fortalecem a herança do DNA preto através de treinamentos gamificados on-line, oficinas, palestras, consultorias e logísticas de viagens, está em operação desde 2017 e possui metodologias afrocentradas que promovem a equidade racial. 

“Criamos a Diáspora Black por causa de diversas experiências racistas que já vivemos. A primeira solução da empresa foi de hospedagem e afroturismo, porque, no passado, eu sempre alugava um quarto no meu apartamento para viajantes e, quando hospedados, custavam a acreditar que um homem preto era o dono do lugar. Atualmente, além dessa vertente, expandimos nossa atuação para soluções de vivências corporativas que proporcionam disrupção para a cultura interna das empresas que buscam focar na sua diversidade”, comenta Carlos Humberto, CEO e confundador da Diáspora Black.

De acordo com o último estudo da Ace Córtex, o Brasil conta com 343 startups focadas em soluções relacionadas às práticas ESG, das quais 130 são negócios com impacto social. Dado que vai de encontro com a expansão que a Diáspora Black busca para o ano de 2024: ampliar a atuação para novos mercados na América Latina e nos Estados Unidos, incorporando o pilar “S” do ESG para as organizações. 

Soluções de impacto nas empresas

A Diáspora Black possui ensino afrocentrado, modelo que diferencia a startup de outras que também realizam treinamentos corporativos de diversidade e inclusão, trazendo um posicionamento e uma opinião do próprio continente africano, indo além da educação ocidental. Portanto, sua solução de treinamentos online oferece trilhas de aprendizagem com dez episódios gamificados para engajar os colaboradores, divididos em dois módulos: Diversidade, Equidade e Inclusão (conteúdos conceituais e boas práticas) e Atendimento Inclusivo (formação para identificar e atender com qualidade todos os públicos).

“Além disso, realizamos oficinas e palestras tanto online quanto presencialmente, que promovem a formação e o desenvolvimento das equipes e profissionais de diferentes níveis hierárquicos, com base na metodologia lúdica dos Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros”, explica Antonio Pita, COO e cofundador da Diáspora Black.

A solução de vivências corporativas já impactou cerca de 1.100 mil pessoas, só em 2023, em empresas como: Ministério do Turismo, Ministério da Igualdade Racial e Embratur, Gove, Google For Startups, Vale, Anistia Internacional, Agente Muda (Din4mo), Pier Digital, Sesc 24 de maio, Scaffold, Warner, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), entre outros. “Nossa intenção é integrar equipes e valorizar, entre os profissionais, a cultura e a história afro-brasileira, oferecendo aprendizados inspiradores sobre coletividade, resistência, resiliência e legados. Oferecemos uma curadoria exclusiva com mais de 40 roteiros por todo o Brasil”, comenta Carlos Humberto, CEO e cofundador da startup.

Por último, mas não menos importante, a solução de consultorias e logística de viagens apoia a realização de encontros estratégicos para colaboradores. A metodologia aplica valores culturais afro-brasileiros que integram os times em ações programáticas, e geram conhecimentos para empresas e organizações através do turismo.

Sobre a Diáspora Black

Fundada em 2017, a Diáspora Black é uma startup líder de mercado em promover conhecimento sobre lugares, pessoas e histórias da cultura negra a nível global. Com um compromisso em oferecer experiências vinculadas à cultura afro, a startup de impacto social visa resgatar e fortalecer o DNA preto através da conexão com a ancestralidade. A Diáspora Black já impulsionou a conscientização, a diversidade e a inclusão em diversas empresas, impactando milhares de pessoas com suas metodologias aplicadas em consultorias e treinamentos para promoção da equidade racial e já alcançou 18 países, está presente em mais de 140 cidades e possui uma comunidade engajada no mesmo propósito de 40 mil pessoas.

Compartilhe:

MAIS LIDAS