Mesquita de Astana / Foto: Divulgação Danfoss
- Solução de aquecimento térmico fornecida pela Danfoss deverá gerar uma economia anual de US$ 55 mil.
- O sistema de aquecimento emite menos CO2, promovendo um futuro mais sustentável.
A Mesquita de Astana, a maior da Ásia Central, deu um passo ousado na redução das emissões de CO2 e na promoção de um futuro mais sustentável com a instalação de uma nova solução de aquecimento térmico da Danfoss que reduz o consumo de calor em 17,5%.
O grupo global de engenharia da Danfoss ajudou a fornecer à Mesquita de Astana uma solução de aquecimento de alta eficiência energética para garantir o conforto dos fiéis durante os rigorosos invernos do Cazaquistão, quando as temperaturas podem atingir -50 graus Celsius.
A nova solução do sistema de aquecimento térmico permite menor emissão de CO2, o que colabora para a promoção de um futuro mais sustentável, com a expectativa de gerar uma economia anual de US$ 55 mil nos custos de aquecimento. Com esta economia, a solução térmica terá suas despesas cobertas após 8 anos.
Ziad Al Bawaliz, Presidente Regional da Danfoss para a Região da Turquia, Oriente Médio e África, afirma: “Devido às suas grandes dimensões, a Mesquita de Astana enfrenta desafios únicos de aquecimento durante os invernos rigorosos. Conseguimos fornecer uma solução que distribui eficazmente o calor por toda a ampla estrutura, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia.”
A Mesquita de Astana é a maior da Ásia Central e uma das maiores do mundo. A cúpula principal da mesquita é a maior do seu tipo no mundo, com quase 83,2m de altura e 62m de diâmetro. Os quatro minaretes circundantes possuem 130m e são feitos de cinco partes, para simbolizar os cinco pilares do Islã – a fé, oração, jejum, zakat e a peregrinação.
Através de um controle preciso da temperatura interna, a solução de aquecimento da Danfoss também é capaz de reduzir o consumo de aquecimento mesmo quando a mesquita está vazia, aumentando ainda mais a eficiência energética e mantendo as condições ideais no edifício.
“Os edifícios são a segunda maior fonte de emissões de carbono relacionadas com a energia no âmbito global e, em áreas urbanas, podem muitas vezes ser responsáveis por mais de 50% das emissões”, acrescenta Ziad Al Bawaliz. “Reduzir as emissões dos edifícios é fundamental para que possamos cumprir as metas climáticas, e este projeto prova que é possível promover a sustentabilidade sem aumentar os custos.”
Altun Koksal, Diretor da Stroymep, empresa de engenharia que contratou a Danfoss para o projeto da Mesquita de Astana, afirma: “A utilização de tecnologias de economia de energia foi fundamental para este projeto, tendo em vista as novas leis da República do Cazaquistão, que exigem agora que os edifícios economizem energia. A aplicação prática destas tecnologias da Danfoss possibilitou tornar o espaço mais confortável para os visitantes, minimizar os custos referentes ao aquecimento e melhorar a confiabilidade e segurança do sistema de fornecimento de calor.”
Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.