25 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Prouni: teste vocacional ajuda jovens a decidirem qual curso escolher

Beto Dantas, COO do Pravaler / Foto; Divulgação Pravaler

O questionário está disponível no site da plataforma Pravaler e pode ajudar os indecisos a tomarem uma decisão final

São Paulo, janeiro de 2024 – Até 1º de fevereiro estão abertas as inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni), que possibilita que estudantes de todo o país que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 consigam bolsas de estudos parciais e integrais em universidades privadas. Em 2024, o programa oferecerá mais de 400 mil vagas, sendo assim uma das principais alternativas para jovens que não atingiram as notas de corte necessárias para garantirem uma vaga nas universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).  Entretanto, conforme se aproximam as últimas oportunidades de recorrer a alternativas de ingresso à educação superior por meio das opções disponibilizadas pelo governo federal, muitos estudantes podem se encontrar com dúvidas em relação ao curso que devem escolher. Para ajudá-los a tomar essa importante decisão, o Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, disponibiliza em seu site um teste vocacional gratuito que ajuda os interessados a descobrirem qual carreira combina com seu perfil.

“Nosso objetivo é o de garantir que o estudante possa cursar a graduação que sempre sonhou, mas sabemos como a indecisão pode ser comum durante esses momentos finais, e o teste pode ser uma ótima forma de sanar essa dúvida”, explica Beto Dantas, COO do Pravaler. 

Dantas destaca que a ferramenta é muito útil tanto para os estudantes que estão mais indecisos e querem descobrir um leque de profissões compatíveis com seu perfil, incluindo algumas que podem nunca terem considerado, e até mesmo para aqueles que já têm uma ideia do que escolher, mas gostariam de uma confirmação. “Em mais de 20 anos de história, já contribuímos com a inserção de mais de 300 mil estudantes em universidades. A partir do momento que o jovem escolhe o curso que ele quer seguir como carreira, ele se sente mais motivado para ingressar no mercado de trabalho e, consequentemente, a evasão nas instituições é reduzida ao mesmo tempo que ampliamos a presença de alunos no ensino superior”,  pontua o executivo. Após o encerramento das inscrições do Prouni, estudantes ainda poderão inscrever-se no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que terá início em março. No entanto, caso não desejem se limitar a opções do governo, poderão optar pelo financiamento privado do Pravaler, dando início a seus estudos ainda no começo do primeiro semestre de 2024, independente do desempenho no Enem. Para saber mais, acesse o site da edfintech.

Sobre o Pravaler

O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e menos burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há 22 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua primeira aquisição, a edtech Amigo Edu, com o objetivo de ampliar seu portfólio de produtos e serviços. Em 2022, incorporou a tecnologia da Jobis, startup especializada em empregabilidade, com objetivo de criar uma vertical de empregabilidade para auxiliar a entrada de estudantes no mercado de trabalho. Em 2023 adquiriu a Workalove, edtech de orientação e desenvolvimento de carreira, com objetivo de contribuir com toda a jornada acadêmica e profissional do estudante. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 300 milhões e mais de 500 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.

Compartilhe:

MAIS LIDAS