Foto: Freepik
UpMat Educacional cria plataformas de formação complementar para professores
A UpMat Educacional, representante dos concursos internacionais Canguru de Matemática e Desafio Bebras no Brasil, lançou duas plataformas de formação complementar para professores dos ensinos fundamental e médio. Com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos educadores, o Canguru Experience e a Bebras Experience proporcionam uma experiência de aprendizado intuitiva, amigável e desafiadora para as salas de aula, com conteúdos modernos e divertidos sobre Matemática e Pensamento Computacional.
De acordo com o Censo Escolar 2020, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a escolaridade dos docentes aumentou, mas ainda há um longo caminho pela frente, já que apenas 43% dos professores da educação básica possuem pós-graduação e 39,5% fizeram, pelo menos, 80 horas de cursos de formação continuada. Portanto, a UpMat Educacional tem como premissa aprimorar a capacitação dos docentes, oferecendo uma chance de formação continuada e acesso contínuo aos conteúdos durante o ano letivo.
“A nossa missão vai além de aplicar os concursos internacionais no Brasil, porque temos conhecimento da disparidade na oferta desses cursos para os educadores e uma preocupação real com a qualidade do ensino no país. Portanto, trouxemos os conteúdos de Matemática e resolução de problemas, do Canguru de Matemática, para os professores da disciplina, e as questões de raciocínio lógico e pensamento computacional, do Desafio Bebras, para os demais docentes interessados nesses conceitos”, explica Cristina Diaz, CEO e cofundadora da UpMat.
Seja com o Canguru Experience ou com a Bebras Experience, os professores podem aproveitar as plataformas para criar uma relação de ensino-aprendizagem na sala de aula, pois permite que eles ensinem os seus alunos ao mesmo tempo que aprendem.
“Os professores merecem ficar a par das inovações da educação, que, agora, prioriza estratégias lúdicas e divertidas de ensino. E o que pode empoderá-los são essas ferramentas, capazes de recuperar, até mesmo, o valor na sala de aula. Sem contar que a tecnologia das nossas plataformas nos incentivaram a montar trilhas de aprendizado, com níveis graduais de dificuldade, para facilitar a aprendizagem e o acesso dos docentes, com flexibilidade”, destaca a CEO.
A assinatura das plataformas deve ser feita pelas escolas, públicas ou particulares, mas os professores têm o acesso contínuo dos conteúdos durante todo o ano letivo. Lembrando que o início de 2024 pode ser uma ótima oportunidade para que mais redes de ensino se adequem às suas soluções e fiquem prontas para a próxima edição do Concurso Canguru de Matemática, que encerra a etapa de inscrições em março de 2024 (inscrições são realizadas pelas escolas, pelo site oficial).
Sobre a UpMat Educacional:
Fundada em 2018, a UpMat Educacional atua na educação básica engajando estudantes em conceitos inovadores de raciocínio lógico e resolução de problemas. Parceira do concurso internacional Canguru de Matemática, a empresa aplica o exame nas escolas do Brasil e oferece, para professores, uma plataforma rica em conteúdos lúdicos e desafiadores, que introduz a Matemática e o pensamento computacional de forma exclusiva e divertida. Com quase um milhão de brasileiros participantes do concurso, a missão da UpMat Educacional é lutar pela desmistificação e universalização da Matemática em parceria com especialistas de mais de 95 países. Site: https://upmat.com.br/