Foto: Freepik
As informações são do banco de dados da empresa de tecnologia e que apontam o impacto ambiental originado pelo trabalho da startup
A ZapSign, startup de assinatura de documentos por meios digitais, já poupou o equivalente a mais de 300 milhões de folhas de papel, ou o correspondente ainda a 30 mil árvores, com a assinatura eletrônica de mais de 30 milhões de documentos. As informações são do banco de dados da empresa de tecnologia e que apontam o impacto ambiental originado pelo trabalho da startup.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Papel e Celulose (IBPC), para cada eucalipto (de 15 anos e com 40 centímetros de diâmetro) extraído da natureza são produzidas aproximadamente 10 mil folhas do tipo A4. Em contrapartida, para se produzir apenas uma folha no mesmo formato, a indústria consome cerca de 10 litros de água. Além disso, queimadas e a derrubada de árvores liberam o carbono das plantas na atmosfera na forma de dióxido de carbono, o principal gás que causa o efeito estufa. Esse processo contribui para o aquecimento global, um problema sério que afeta o planeta inteiro.
“Dentro do painel que criamos para cada cliente trazemos os números de documentos gerados por eles, mostrando o impacto ambiental positivo ao optarem por nossos serviços digitais, destacando a economia de recursos naturais, como árvores, água e a consequente redução nas emissões de CO2”, destaca o fundador e CEO da startup, Getúlio Santos.
Com mais de 1 milhão de usuários ativos, a ZapSign, inclusive, oferece um certificado de empresa sustentável aos clientes, que podem usá-los nos próprios sites, qualificando o impacto ambiental positivo do uso de assinatura de documentos por meios digitais. “Estamos orgulhosos de oferecer não apenas soluções inovadoras, mas também caminhos para que nossos clientes se juntem a nós nesta jornada essencial para um futuro mais verde e sem o uso de papel”, enfatiza o CEO.
Por meio das assinaturas eletrônicas da ZapSign em comparação aos métodos tradicionais, é possível às empresas:
– Reduzir emissões de CO2 em 95%;
– Economizar em 90% o consumo de água;
– Reduzir em 80% o uso de papel.
(Fonte: ZapSign)
Os painéis da ZapSign também auxiliam as empresas parceiras a monitorar e comunicar os respectivos esforços de sustentabilidade, fornecendo dados concretos sobre o impacto de suas escolhas em termos de economia de recursos e redução de emissões. “Nossos clientes apreciam a capacidade de visualizar e quantificar seu impacto ambiental, o que os ajuda a alinhar suas operações comerciais com seus valores ambientais”, avalia Santos.
Sobre a ZapSign
Criada em 2020, a startup brasileira ZapSign permite às empresas enviar documentos para serem assinados por meio de aplicativos de mensagens, como WhatsApp, e-mail ou qualquer outro canal de comunicação. Com mais de 1 milhão de usuários ativos cadastrados (entre assinaturas gratuitas e premium) e mais de 30 milhões de documentos já assinados, a plataforma apresenta interface simples e intuitiva, além de excelente custo-benefício. Dentre os clientes, estão algumas das maiores empresas do país, como Itaú, Grupo GPA, Greenpeace, L’Oréal Brasil, Unimed e Rappi. Iniciou seu processo de internacionalização em 2021 e, atualmente, conta com clientes em 21 países. Faz parte da Truora, eleita a quarta melhor startup para jovens trabalharem no Brasil, segundo o ranking Employer for Youth (EFY).