Com mais de 15 anos de experiência, Roberta Perdomo explica como esses dois conceitos considerados sinônimos possuem significados e aplicações totalmente distintos
Que modelos de lideranças o mundo precisa para enfrentar os desafios globais, sociais, políticos e econômicos que se revelam de forma tão veloz? É a partir dessa inquietação que a especialista em Gestão Estratégica de Pessoas Roberta Perdomo lança o livro Eu não nasci para liderar: o caminho prático para ir além da gestão.
A obra proporciona o aprofundamento de conceitos que, apesar de frequentemente utilizados como sinônimos, não se equivalem: o de gestão e o de liderança. Roberta revela como essa confusão gera resultados inferiores aos que se pode obter, seja no trabalho, com equipes ou na própria vida.
Segundo a autora, liderar é arte ligada ao ser, enquanto gerir é disciplina conectada ao fazer. A falta de entendimento dos termos tem consequências limitadoras aos ambientes corporativos e à visão da própria entrega pessoal de quem “sai fazendo” em vez de “fazer com conhecimento”. Como forma de reverter esse quadro, Roberta traça o perfil de líder que o mundo precisa: autoconsciente, empático, facilitador, presente e com propósito.
Para formar líderes, precisamos ir muito mais profundo nas questões pessoais e relacionais. Ficar só nos frames, ferramentas ou métodos, não formará os líderes que precisamos ver às frente da mudança do mundo. Já temos problemas suficientes para resolver neste planeta, e que não serão resolvidos se continuarmos formando somente bons gestores.
(Eu não nasci para liderar: o caminho prático para ir além da gestão, p.18)
Com mais de 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos, a especialista auxiliou grandes organizações como Natura &Co, Itaú Unibanco, Scania, RaiaDrogasil e Grupo Tigre a alavancarem resultados. No lançamento, ela compartilha os frutos dessa trajetória ao abordar temas relacionados à autenticidade, medos reais ou imaginários e autonomia, além de disponibilizar atividades auxiliares ao fim de cada capítulo.
Eu não nasci para liderar: o caminho prático para ir além da gestão inspira uma atuação mais consciente aos que precisam de uma reviravolta no jeito de liderar e gerir pessoas e organizações. Ao longo das páginas, Roberta Perdomo demonstra que líderes verdadeiramente inspiradores são aqueles capazes de motivar, guiar e empoderar suas equipes, construindo um ambiente de confiança e crescimento mútuo. Um convite para aqueles que desejam se tornar agentes de mudança e promover um impacto positivo que reverbera muito além do ambiente de trabalho.
Ficha técnica
Livro: Eu não nasci para liderar: o caminho prático para ir além da gestão
Autoria: Roberta Perdomo
Editora: Luz de Propósito
ISBN/ASIN: 978-65-981674-4-8
Páginas: 210
Preço: R$ 24,90 (e-book) e R$ 50,00 (físico)
Onde encontrar: Amazon e-book, Amazon físico
Sobre a autora
Roberta Perdomo é especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA-USP, Mestre em Administração de Empresas pela ESAG-UDESC, Especialista em Psicologia Transpessoal pelo Izen e Coach Ontológica pela Newfield Network. Executiva com trajetória na área de Recursos Humanos, há mais de 15 anos apoia líderes, equipes e organizações a alavancarem seus resultados através da gestão de pessoas e de uma liderança mais consciente. Nos últimos anos, apoiou organizações como Natura &Co, Itaú Unibanco, Scania, RaiaDrogasil, Grupo Tigre e startups do MIDITEC / ACATE. Foi executiva de RH na P&G e Gerente de Negócios da Wisnet Consulting. Hoje é sócia-fundadora da Aqto Consultoria Relacional.
Redes sociais da autora