Foto: Freepik
Hoje, 23 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Livro, data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro e incentivar a leitura. É com esse foco de comemoração e inspiração que seis executivos de sucesso revelam suas obras literárias de cabeceira. Confira a lista abaixo e boa leitura!
João Lee, CEO da Simplex
A Cidade e as Serras – Eça de Queiroz
A obra se passa no final do século 19, mas aborda uma questão extremamente atual. O personagem do livro é um homem rico com acesso a todas as tecnologias possíveis da época e que, por circunstâncias da trama, retoma um contato mais real com a natureza, saindo do centro do mundo, Paris, para as serras de Portugal. “O autor mostra que desde sempre existiu a discussão sobre o quanto o excesso de tecnologia pode nos desconectar do mundo, narrando todas as angústias resultantes deste conflito entre o moderno e o arcaico”, diz Lee. “Além desta questão, comecei a ler Eça de Queiroz por ser um autor referência de boa escrita e me ajudou a me comunicar de uma forma mais elegante no ambiente corporativo”, conclui.
Victor Fazzio, sócio sênior do Grupo Hub
Cabeça Fria, Coração Quente – Abel Ferreira
De acordo com Fazzio, este é um livro que retrata não apenas o futebol, mas também a importância da gestão de pessoas, das relações interpessoais, de questões disciplinares e tudo que engloba a gestão de uma empresa. “Aborda a importância do equilíbrio emocional, da adaptabilidade cultural e o quanto a liderança colaborativa influencia no sucesso do clube/empresas”, afirma.
Thomas Gautier, CEO do Freto
Organizações exponenciais – Autores: Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest
“Um dos papéis do CEO é questionar sempre a organização da sua empresa e o livro ‘Organizações Exponenciais’ me inspira neste sentido”, afirma Gautier. Escrita por Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest, a obra traz uma visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas, além de exemplificar a forma como essas companhias se destacam no mercado. “Além disso, a obra literária reforça que, cada vez mais, a inovação vem transformando o dia a dia dos processos tradicionais nas empresas e isso reflete exatamente a forma que lidamos com as novas tecnologias aqui no Freto”, conclui o CEO.
Marcia Rossi – Doutora em Administração, especialista em Direito Tributário, professora e palestrante em Controladoria, Estratégia e Tributos
Olhai os lírios do campo – Érico Veríssimo
‘Olhai os lírios do Campo’ é um clássico, ele oferece reflexões que enriquecem a minha vida e o meu profissional, proporcionando um equilíbrio perfeito entre criatividade e pensamento crítico. É uma obra de Érico Veríssimo que conta a trajetória de um homem dividido entre o amor, a ambição e a consciência.
Gui Athia, Consultor internacional, Conselheiro formado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e pelo Instituto Português de Corporate Governance (IPGC) e especialista em Governança
“Rápido e Devagar. Duas Formas de Pensar” – Daniel Kahneman
Esse livro é uma ferramenta essencial para todos que almejam construir e reforçar a confiança em suas decisões e com seus stakeholders. “Um livro para sabermos quando podemos ou não confiar em nossa intuição – ou quando ‘ela’ não passa de vieses cognitivos que costumam distorcer nosso julgamento”, afirma Athia.
Andoni Hernández, CEO da Howden Brasil
The Outsiders: Oito CEOs não convencionais e seu plano radicalmente racional para o sucesso – William N. Thorndike “Aos executivos que querem se tornar referência em seus segmentos, o The Outsiders é uma ótima leitura para aprender características e métodos que ajudaram lideranças a alcançar uma performance qualitativa no ambiente de trabalho”, enfatiza Hernández.