Foto: Lucas Moura/Secom PMS
Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS
Empresas de diversos segmentos que atuam na capital baiana têm até o dia 7 de junho para se candidatar à terceira edição do Programa Selo da Diversidade LGBT+ no Mercado de Trabalho. A iniciativa visa tornar as empresas da capital baiana cada vez mais diversas e inclusivas.
As inscrições são totalmente gratuitas. Para participar, o responsável pela empresa deve preencher o formulário disponível para download no site da Semur (https://reparacao.salvador.ba.gov.br/). As empresas que se enquadrarem nos critérios estabelecidos pelo Núcleo Municipal LGBT, vinculado à Secretaria Municipal da Reparação (Semur), terão seus certificados entregues em dezembro deste ano.
É preciso optar por uma das duas categorias apresentadas. A opção “Compromisso” é indicada para empresas que possuam um quadro maior de funcionários. O Questionário Diagnóstico Censitário (Anexo III) e o Plano de Trabalho (Anexo V) são os critérios principais da nota de avaliação, sendo estruturais para quem deseja a chancela “Compromisso”.
Na outra ponta, a categoria “Reconhecimento” é destinada às micro e pequenas empresas, em geral de cunho familiar, cujo proprietário e/ou administrador seja LGBT+ e possuam, no mínimo, cinco funcionários, sendo a maioria LGBT+.
Importante – O Selo da Diversidade LGBT+ é um programa instituído por meio do Decreto Municipal 35.071/2022, que visa reconhecer publicamente as ações de promoção da equidade de orientação sexual e identidade de gênero na gestão de pessoas e marketing das empresas e organizações públicas, privadas e da sociedade civil em Salvador. Ao obter o Selo da Diversidade LGBT+, as organizações assumem automaticamente o compromisso de desenvolver ações contra a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no ambiente de trabalho.