A equipe Los Atômicos, da Escola Sesi de Araras/SP, conquistou o 1º lugar “Champion´s Award” / Crédito da foto: Iano Andrade/CNI
O Sesi-SP está no topo da robótica educacional do mundo. Os estudantes da rede conquistaram o primeiro e o segundo lugar do prêmio principal da FIRST LEGO League (FLL) do Campeonato Mundial de Robótica, o Champion’s Award, maior torneio de robótica do mundo.
O torneio, que celebra a ciência e a tecnologia, aconteceu em Houston, nos Estados Unidos, de 17 a 20 de abril e reuniu 15 mil estudantes de 160 times de 50 países. Na FLL, estudantes entre 9 e 16 anos são desafiados a buscarem e desenvolverem projetos de ciência e tecnologia para a comunidade.
“É de fato um resultado extraordinário. Primeiro e segundo lugar na maior competição de robótica do mundo é uma grande marca para o Sesi-SP. Ao avaliarmos com cuidado a performance no torneio, percebemos que o resultado é reflexo da nossa proposta pedagógica, que tem no STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) um pilar fundamental. Assim, criatividade, inovação, tecnologia e sentido social são competências desenvolvidas nas nossas escolas que fortalecem o crescimento dos alunos”, afirmou Roberto Xavier, gerente executivo de educação do Sesi-SP.
No topo do pódio, os alunos da Escola Sesi de Araras, da equipe Los Atômicos, foram os grandes campeões no Champion’s Award ao conquistarem o título de melhor projeto da competição pelo reconhecimento do sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação da FLL. A Los Atômicos participou com um projeto de inclusão e acessibilidade com um tabuleiro de xadrez inteligente que visa engajar um maior público na aprendizagem dessa modalidade.
“Esse torneio significou muito para a equipe. Desde 2012, a Los Atômicos vem participando de torneios. Foi um crescimento ao longo desses anos com a contribuição de cada integrante. Valorizamos muito esse legado porque todos contribuíram para que chegássemos nesse resultado”, comentou a técnica da equipe, Ana Paula Carroci da Silva. “Essa formação da Los Atômicos tem alunos maravilhosos, com valores e que respeitam a opinião um dos outros”, complementou.
O segundo lugar da Champion’s Award foi da equipe Pardoboots, da Escola Sesi de Santa Cruz do Rio Pardo. O time também conquistou o prêmio de melhor técnica/mentora da modalidade com a orientadora de educação digital do Sesi-SP, Mônica Marques. Esse título demonstra habilidades excepcionais de liderança, orientação e inspiração para os membros da equipe.
“Ser campeão mostra o quanto a educação do Sesi-SP promove a ciência, a inovação, a criatividade e as habilidades para resolver problemas e trabalhar em equipe em nossos estudantes, sendo um sinal de que estamos no caminho certo. Esse resultado não ocorreu apenas em Houston; aconteceu em Araras, Santa Cruz do Rio Pardo, Jundiaí, Bauru, São Paulo, Jacareí e em todas as cidades onde estamos presentes com o Sesi e o Senai no Estado de São Paulo. Acontece no cotidiano e é resultado direto da atuação de todos os orientadores de educação digital, técnicos de laboratórios didáticos, bibliotecários, professores, analistas técnicos educacionais, gestores e todos os demais que fazem parte de nossas equipes escolares”, declarou o supervisor de tecnologias de apoio à aprendizagem do Sesi-SP, Caio de Godoy Camargo que acompanhou as equipes durante os quatro dias de torneio.
MAIS TRÊS PRÊMIOS TÉCNICOS
Além do 1º e 2º lugar no Champion’s Award da FLL e o título de melhor técnica da modalidade, as equipes da indústria paulista levaram mais três prêmios técnicos.
A equipe de robótica da Escola Sesi de Jundiaí, a Heroes, conquistou o prêmio ‘Aliança’ da FLL que é concedido aos times que se destacam durante as partidas da competição de robótica, na qual elas têm uma hora para resolver novas missões da temporada, trabalhando em conjunto para completar missões com seus robôs.
Além desses prêmios da FLL, as equipes da indústria paulista também conquistaram mais dois prêmios técnicos na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC) que é uma categoria em que estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de tamanho industrial (até 54 kg e 1,5 metro de altura) para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times.
O time do Sesi e Senai de Jacareí, a JacTech, conquistou o prêmio ‘Rookie All Star’ que é concedido a melhor equipe estreante da competição, ele celebra um excepcional espírito de equipe e realizam um impacto positivo em sua comunidade.
E a equipe Octopus do Sesi e Senai de Bauru ganhou o título ‘Team Spirit Award’ pelo desempenho na competição e pela forma como interagem com outras equipes, voluntários e espectadores, promovendo um ambiente positivo e colaborativo.
“Os troféus e conquistas devem ser celebrados. No entanto, é importante lembrar que não conquistamos apenas troféus físicos, cada estudante ganhou a experiência que é o impacto que essa experiência educacional terá em seus projetos de vida”, ressaltou Caio.
CONHEÇA AS NOSSAS EQUIPES
Das 14 equipes brasileiras, seis representaram a indústria paulista. Fizemos parte da maior delegação do país para o mundial de robótica com 140 estudantes, sendo 51 alunos da Rede Escolar Sesi-SP.
FIRST LEGO League (FLL)
No mundial da FLL Challenge participaram 108 equipes, sendo três brasileiras – todas do Sesi-SP:
· Los Atômicos
Escola Sesi de Araras (SP) – CE 303
Prêmio no Mundial: 1º lugar Champion’s Award
Prêmios na temporada: 2º lugar Champion’s Award (regional) e 1º lugar Champion’s Award (nacional)
– 7 competidores: Diego Eduardo de Jesus, 13; Leticia Silva, 15; Heloisa Moreira, 15; Francisco Di Pietro, 14; Marcos Aparecido, 14; Matheus Tonhetti, 14; Ana Clara Simionatto, 14
– 2 técnicos/mentores: Ana Paula Carrocci e João Pedro dos Santos
· Pardoboots
Escola Sesi de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) – CE 260
Prêmios no Mundial: 2º lugar Champion’s Award e Melhor Técnica/Mentora da modalidade
Prêmios na temporada: 1º lugar Design do Robô (regional) e 2º lugar Champion’s Award (nacional)
– 7 competidores: Maria Olivia Morais Andrade, 12; Heloisa Andrade, 12; Eloisa Pionti, 13; Eveli Natalia Torres, 13; Nicole Rafaela Carvalho, 13; João Pedro Marcolino, 13; Otávio Andrade, 15
– 2 técnicos/mentores: Ana Carolina Basilio e Mônica Marques
· SESI Heroes
Escola Sesi de Jundiaí (SP) – CE 021
Prêmio no Mundial: ‘Aliança’
Prêmio no Nacional: 3º lugar Champion’s Award
– 7 competidores: Clara Ienne, 15; Caio Gimenes, 15; Matheus Schoeps, 15; João Vitor Nunes, 14; Tiago Nascimento, 15; Yana Lara Santos, 15; Rodrigo Antunes, 12
– 2 técnicos/mentores: Rafael Capovila e Mário Roberto Sivi
FIRST Robotics Competition (FRC): no mundial da FRC competiram 60 equipes, sendo sete brasileiras – três do Sesi e Senai-SP:
· 7565 Robonáticos
Escola Sesi Ipiranga (CE 111) e Senai-SP Roberto Simonsen
Prêmios na regional Brasil: Aliança vencedora e Engineering Inspiration Award
– 10 competidores: Ana Karine Costa, 16; Debora da Silva, 17; Enzo de Souza, 17; Gabriel Alves, 17; Isabela Mazo, 17; Joseph Rezende, 17; Lettícia Mendel, 16; Luiz Carlos Devite, 17; Rafaela Remonti, 17; Sophia Lima, 15
– 4 técnicos/mentores: Hector Luz, Richard Souza, Reinaldo De Nardi e Rodrigo Russo
· 7567 Octopus
Escola Sesi de Bauru (CE 296) e Escola Senai João Martins Coube, de Bauru (SP)
Prêmio no Mundial: Team Spirit Award
Prêmio na regional Brasil: Impact Award
– 10 competidores: Isabel Mani, 17; Carlos Eduardo Costa, 17; Fernanda da Mata, 17; Maria Eduarda Marqui, 17; Bárbara Lazari, 17; Luanna Gabriele, 16; Ana Clara Sanches, 16; Miguel Soares, 17; Anna Luiza Ribeiro, 16; Maria Eduarda Souza, 16
– 5 técnicos/mentores: Daniel Peral, Daniele Ortiz, Luiz Zanini, Marcos Rocha e Ademir Redondo
· 9458 Jactech
Escola Sesi e Senai de Jacareí (SP)
Prêmios no Mundial e na regional Brasil: Rookie All-Star Award
– 10 competidores: Isabella Fabiana Rodrigues, 18; Maria Clara Caputo, 16; Maria Isabelli Aparecida, 16; Endrew Ryan de Oliveira, 17; Tomás Ramide, 17; Rafael Oliveira, 16; Nícolas Leonardo Cunha, 17; Isis Pires, 17; Gabrielle Nunes, 17; Kauã Godinho, 17
– 4 técnicos/mentores: Danilo Fernando Carvalho, Adriano Francisco, Renan dos Santos e Mayara Nani
Por: Elaine Casimiro/Sesi-SP
Com colaboração: Mariana Martini/Sesi-SP e Amanda Maia/Confederação Nacional das Indústrias (CNI)
Crédito da foto: Iano Andrade/CNI