Crédito da foto: Freepik
Hérnia de disco lombar, osteoporose, fascite plantar, bursite, tendinite, hálux valgus (joanete) e entorses e lesões ligamentares do tornozelo são algumas das lesões ortopédicas mais frequentes
Dores incômodas e persistentes nas articulações são alguns dos sinais mais comuns das doenças ortopédicas que, se não tratadas adequadamente, podem comprometer bastante a qualidade de vida. Diante desse cenário, a ortopedista do Centro Integrado da Coluna Vertebral (CICV), especialista em coluna e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Joilda Fontes Gomes, explica que as lesões ortopédicas são um tipo de trauma que pode acontecer a qualquer momento, em casa, atravessando uma rua ou até mesmo por conta de desgastes ligados à idade. “Essas lesões não estão direcionadas apenas à região dos ossos, mas envolvem toda a estrutura do sistema musculoesquelético, como ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos”, destaca a médica que reuniu as lesões ortopédicas mais comuns:
Hérnia de disco lombar
É mais comum em adultos devido ao processo natural de envelhecimento, porém, também pode ocorrer por obesidade, carregar peso em excesso ou por enfraquecimento dos músculos do abdômen e das costas que dão suporte à coluna. Os sintomas incluem dor intensa na parte inferior das costas; dor na região do nervo ciático, que irradia da lombar para a nádega, coxa, perna e calcanhar; sensação de dormência e/ou formigamento na perna; cãibras na perna e sensação de fraqueza na perna e pé.
Osteoporose
Doença que acarreta a diminuição da massa óssea, seus sintomas não são tão evidentes. Geralmente, os primeiros sinais são a dificuldade para manter a coluna ereta tanto em pé quanto sentado. Nos quadros mais avançados, um impacto ou uma simples queda pode resultar em fraturas. Os locais mais afetados são os ombros, quadril, punhos, fêmur proximal e vértebras da coluna.
Fascite plantar
É um processo degenerativo e inflamatório que afeta a fáscia plantar, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até os dedos dos pés. A doença pode ocorrer quando há muita tensão ou uso excessivo da fáscia, o que pode provocar dor e dificuldade para caminhar.
Bursite
Se dá por meio da inflamação das bursas, bolsas que estão localizadas entre os músculos, ossos e tendões. Bastante frequente nos ombros, também pode afetar os cotovelos, pés, joelhos e quadril. Está relacionada ao uso repetitivo das articulações e envelhecimento e pode causar dor nas articulações, rigidez ao movimentar o local afetado, quentura e inchaço na região e febre.
Tendinite
Doença ocasionada pela inflamação dos tendões, normalmente, atinge o cotovelo, punho, ombros e joelhos. A pessoa com tendinite pode sentir dores, dificuldade para movimentar e vermelhidão no local adoecido. Apesar de ser causada com maior frequência por esforços repetitivos em excesso, também pode ser resultado de infecções e traumas.
Hálux Valgus (Joanete)
Conhecido popularmente como Joanete, é uma deformidade óssea causada pelo desvio lateral do dedão ou do dedo mínimo do pé, deixando-o mais saliente do que o normal. Costuma ser mais frequente nas mulheres do que nos homens, devido ao uso de sapatos de bicos finos, apertados ou saltos altos.
Entorses e lesões ligamentares do tornozelo
A articulação do tornozelo sustenta todo o peso do corpo e frequentemente é acometida por torções. A entorse é considerada o motivo mais frequente para atendimentos emergenciais e, muitas vezes, está associada a lesões mais graves que podem requerer cirurgia.
O tratamento das lesões ortopédicas pode ser feito de maneira conservadora, o que inclui imobilizações com gesso, talas, tipóias, órteses, gelo local, medicações e fisioterapia, ou por meio de cirurgia. A indicação depende de diversos fatores, como intensidade, localização, tipo e característica da lesão, idade, condições clínicas e demanda do paciente, entre outros fatores.
CICV
O Centro Integrado de Coluna Vertebral – CICV dispõe de uma equipe de especialistas em Ortopedia, com especialização em Ombro, Joelho, Mão, Coluna, Pé e Quadril, além de Ortopediatria e Fisioterapia. Em processo de expansão, o CICV vai ampliar o seu espaço e passará a atender no térreo do edifício empresarial Salvador Trade Center, no Caminho das Árvores, a partir do segundo semestre de 2024. Mais informações: clinicacicv.com.br | @clinica_cicv