Divulgação: OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas)
Evento será realizado na reitoria da UFBA e contará com 87 medalhistas
A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) realiza nesta segunda-feira (17) a cerimônia regional de premiação da 18ª edição da Olimpíada. No evento, serão premiados 87 medalhistas nacionais de ouro, prata e bronze de Salvador e outras oito cidades da Bahia. O evento será realizado às 15 horas, no salão nobre da reitoria da UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Os estudantes premiados integram a região BA-01, que engloba além de Salvador, as cidades de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus,
Simões Filho e Vera Cruz. Participaram da 1ª fase da 18ª OBMEP 492 escolas da região. Para a 2ª fase foram classificados mais de 10.300 alunos. Ao todo, 87 conseguiram medalhas nacionais.
Além dos estudantes, estarão presentes na cerimônia, pais e convidados dos alunos, bem como professores e gestores de suas escolas. O evento contará também com o vereador Isnard Araújo; o reitor da UFBA, Paulo César Miguez de Oliveira; o diretor do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA, Kleyber Mota, além de representantes das Secretarias de Educação.
A realização da cerimônia regional da OBMEP ocorre como fruto de uma parceria entre o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e a Universidade Federal da Bahia, sendo coordenada a nível regional pelo professor Roberto Sant’Anna, do Departamento de Matemática da universidade federal (DMAT).
No último dia 11, Sant’Anna chefiou a delegação de medalhistas de ouro da 18ª edição da OBMEP da Bahia, que participou da Cerimônia Nacional de Premiação no Rio de Janeiro. Na ocasião, participaram do evento o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, os ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e o prefeito da cidade, Eduardo Paes.
Sobre a OBMEP
Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.
Serviço:
Cerimônia Regional de Premiação da OBMEP / BA-01
Horário: 15h
Local: Reitoria da UFBA (Universidade Federal da Bahia) / R. Dr. Augusto Viana – Canela, Salvador