Foto: Freepik
Empresa de contact center, que faz contratação do grupo desde 2015, soma quase 700 admitidos e tem meta de chegar em 1 mil nos próximos anos
Nesta quinta-feira, dia 20, comemora-se o Dia Nacional do Refugiado e, entre os principais desafios que este grupo enfrenta durante o refúgio, está uma oportunidade de emprego em um novo país. As chances de contratações são mínimas, já que metade (55,7%) das pessoas deslocadas à força estão desempregadas e, dessas que trabalham, cerca de 16% atuam de maneira informal, como mostram os dados do Estudo “Mercado de Trabalho para Pessoas Refugiadas no Brasil”, realizado pela recrutadora Vagas.com.
Mesmo com os desafios do mercado de trabalho para muitos brasileiros e para pessoas em refúgio, empresas nacionais se dedicam em abrir oportunidades para recrutar, capacitar, contratar e desenvolver esse grupo de maneira formal e legalizada, indo na contramão dos dados de acolhimento empregatício como é o caso da líder global em CX, Foundever que tem ações de incentivo e oportunidades de emprego aos refugiados desde 2015.
Com quase 700 pessoas em refúgio em seu quadro de colaboradores, a companhia, em parceria com o ACNUR (Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados), recruta, capacita e oferece plano de desenvolvimento para este grupo que é composto por mães solo, 50+, jovens entre outras minorias.
A empresa, sendo uma das líderes de contratação formal de refugiados no país, recentemente, assinou o compromisso de Pacto Global com a ONU de aumentar seu quadro de pessoas em refúgio para 1 mil nos próximos anos. A marca também participou do evento Cartagena +40, promovido pelo ACNUR, ao lado de chefes de Estado de América Latina e Caribe como uma das únicas empresas “porta-voz referência” para discutir a inclusão de refugiados no mercado de trabalho.
“A empresa tem reunido esforços para admitir esse grupo, em situação de vulnerabilidade social há anos, envolvendo capacitação e recrutamento constante. Os destaques que nós temos em grandes conferências proporcionam visibilidade para discussões de melhorias e apoio nas contratações, pensando em formas inteligentes de lidar com os desafios. Sem contar que nós temos o poder de influenciar positivamente outras companhias no estimulo de contratar pessoas em refúgio e isso é muito gratificante”, ressalta a diretora de RH da Foundever, Adriana Wells.
Oportunidades
Oriesniel Martinez, 31, é cubano e chegou ao Brasil em 2022, após cruzar a fronteira com a Guiana em travessia pela Floresta Amazônica. Ele buscou refúgio em terras brasileiras, devido à crise econômica pois, segundo ele, o país é muito acolhedor com estrangeiros.
Atualmente, o jovem que é casado e futuro pai, é analista de Suporte na Foundever – companhia que deu a oportunidade para ele exercer as habilidades de sua formação acadêmica, o que não havia conseguido em seu país de origem.
“A Foundever foi a empresa que mais combinava com meu perfil, porque eu sempre fui muito técnico e gostei de ajudar as pessoas consertando laptops, aplicativos e dar suporte para minha família. O que mais me impressionou na empresa foi a diversidade e a inclusão no dia a dia, eles entendem que os imigrantes vêm para outros países pra trabalhar, crescer profissionalmente e, também, como pessoa”, relata o Oriesniel Martinez.
Já Anais Alvarez, jovem de 28 anos, venezuelana também é colaboradora da companhia, no cargo de analista de qualidade. Atualmente, ela soma os desafios de viver em outro país e de ser mãe de dois filhos, sendo uma garota de nove anos e um garoto de apenas dois anos de idade.
“Entrei como estrangeira no Brasil, e a empresa Foundever tem ajudado no meu crescimento pessoal e profissional. Aqui há mais oportunidades e, por meio do meu trabalho em regime home office, é mais fácil avançar nas duas carreiras, a de colaboradora e a de mãe”, celebra.
O país de origem da jovem, sendo a Venezuela, possui o maior contingente de pessoas solicitantes com processos deferidos pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare) em 2022, como mostram os dados do relatório “Refúgio em Números”, feito pelo Observatório das Migrações Internacionais. Os números expressam que a distribuição por sexo se apresenta próxima entre ambos os gêneros, sendo 48,5% mulheres e 51,5% homens.
Desafio
No Brasil, a grande maioria das companhias ainda não investe na admissão e capacitação de refugiados como se espera e os próprios gestores notam isso. Um estudo feito pela recrutadora de talentos Vagas sobre o “Mercado de Trabalho para Pessoas Refugiadas no Brasil”, perguntou aos recrutadores se as empresas em que trabalham já promoveram programas de contratação de pessoas refugiadas e mais da metade (57,1%) disseram que não.
Em contraponto, ao serem questionadas se as organizações que trabalham estavam capacitadas para contratar pessoas em refúgio, a grande maioria (71,4%) das pessoas recrutadoras disseram que sim. O estudo identificou que talvez haja capacidade em admitir, mas faltam ações para ativar isso.
Na Foundever, o programa de contratação que é constantemente atualizado para melhor recrutar, capacitar e promover as pessoas em refúgio, trouxe um impacto positivo para a agenda interna da companhia. Com isso, a empresa passou a contar com um comitê de diversidade, equidade e inclusão, além de realizar roda de discussão mensal sobre as experiências de grupos minoritários para um melhor aperfeiçoamento das admissões, gestão dessas pessoas em refúgio e de outras minorias.
“Essas oportunidades de conversas trouxeram mudanças significativas na governança, cultura, gestão de pessoas de modo geral, com uma comunicação mais transparente, implementação de novas políticas contra assédio, melhorias na satisfação dos colaboradores e retenção de talentos”, comenta a diretora de RH da Foundever, Adriana Wells.
Sobre a Foundever™
A Foundever™ é líder global no mercado de customer experience (CX). Com 170.000 colaboradores em todo mundo, somos o time por trás das melhores experiências para as maiores marcas mundiais e digital-first. Nossas soluções inovadoras de CX, tecnologias e especialidades são projetadas para apoiar as necessidades operacionais de nossos clientes e proporcionar uma experiência perfeita a seus consumidores, nos momentos que mais importam.
Oferecendo suporte a +9 milhões de interações com clientes todos os dias em +60 idiomas em 45 países, a Foundever™ combina força e escala global com agilidade, abordagem empreendedora e uma cultura liderada por seus fundadores, permitindo que empresas de todos os tamanhos e indústrias transformem seu CX. Conheça mais em www.foundever.com e conecte-se conosco pelo Facebook, LinkedIn ou Twitter.