Crédito da foto: Freepik
Dra. Jackeline Barbosa, médica e consultora da Intua Beauty, ensina como manter a pele hidratada na estação
O inverno chegou e é hora de ajustar a rotina para manter a saúde e o bem-estar durante os dias mais frios do ano. Enquanto o vestuário pede roupas mais quentes, como calças e jaquetas, a pele também necessita de cuidados especiais para manter-se saudável e viçosa, já que a falta de umidade e as temperaturas mais baixas podem causar ressecamento e irritação.
Ainda que seja tentador tomar um banho longo e quentinho, a prática pode não ser saudável para a pele. “Embora um banho quente possa ser reconfortante, especialmente no inverno, é importante limitar o tempo de exposição à água quente, que pode remover os óleos naturais presentes na camada superficial da pele, e considerar alternativas, como banhos mornos, para ajudar a preservar a hidratação natural”, explica Dra. Jackeline Barbosa, médica e consultora da Intua Beauty.
Após a limpeza do rosto, produtos que promovem uma hidratação intensa e profunda na pele completam a rotina de skincare. “É recomendado optar por um hidrante facial mais espesso e nutritivo para proteger a pele da perda de umidade. Aplique logo após o banho, enquanto a pele ainda está úmida, para selar a hidratação”, destaca a médica.
E engana-se quem pensa que protetor solar é item de verão. A radiação UV pode causar danos à pele mesmo em dias nublados. “O protetor solar não pode sair da sua nécessaire. Mesmo no inverno, é importante usar e reaplicar, especialmente se houver exposição prolongada ao sol ou a lâmpadas e luzes de telas.”
Os lábios também costumam ressecar neste período, por isso, a médica indica o uso de balm ou protetor labial com FPS para evitar o ressecamento e rachaduras.
Uma alimentação nutritiva e balanceada é fundamental em todas as estações e, no inverno, a recomendação é manter-se hidratado e consumir alimentos ricos em nutrientes essenciais como as frutas cítricas, que são fonte de vitamina C e ajudam a fortalecer o sistema imunológico contra gripes e resfriados comuns nesta época do ano.
“Uma boa dica é apostar em frutas e alimentos típicos da estação, como kiwi, tangerina e morango, que são antioxidantes e fontes de vitaminas e fibras“, finaliza Dra. Jackeline.