Foto: Divulgação NEOJIBA
O NEOJIBA, programa do Governo da Bahia que é referência no Brasil e no mundo, está comemorando 17 anos de história. Neste período, mais de 30 mil crianças, adolescentes e jovens tiveram suas vidas transformadas pela prática musical coletiva. Para celebrar a data, o Parque do Queimado, na Liberdade, onde funciona a sede do programa, irá abrigar três dias de apresentações, entre 19 e 21 de julho, com entrada gratuita.
O concerto de abertura acontece na sexta (19), às 18h20, com apresentações do Coro Juvenil do NEOJIBA e do Quinteto de Piano e Cordas formado pelo diretor-geral do programa, Ricardo Castro (piano), e por Eduardo Salazar (violino), Isabela Rangel (violino), Aby Machado (viola) e Franklin Martins (violoncelo).
No fim de semana, os concertos acontecem ao longo de todo o dia. O sábado (21) será marcado pelo musical infantojuvenil “Os Saltimbancos”, que será apresentado às 9h, e pela estreia da Banda Sinfônica do Núcleo Central do NEOJIBA, às 14h. Outro destaque é o concerto com a Orquestra NEOJIBA, às 16h.
No domingo, o público poderá acompanhar as apresentações dos grupos de cordas da Orquestra Castro Alves (às 13h) e da Orquestra Pedagógica Experimental (15h), além do grupo de percussão com integrantes da Orquestra NEOJIBA e do NEOJIBA Conecta, com artistas da África e da América Latina (às 14h). Os principais coros do programa também se reúnem para um concerto às 16h. A festa de aniversário será encerrada com mais um concerto da Orquestra NEOJIBA, às 17h. O Aniversário do NEOJIBA conta com o patrocínio da Porto Cotegipe, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Para conseguir acompanhar todos os eventos, o público contará com barracas de alimentação no local, com a venda de lanches e bebidas.
Comemoração em dose dupla
Este é o segundo ano que o NEOJIBA comemora o seu aniversário em julho. Anteriormente, as celebrações aconteciam no dia 20 de outubro, quando aconteceu a primeira apresentação pública do programa, em 2007. Desde o ano passado, a data de referência passou a ser o dia 20 de julho, quando o NEOJIBA foi oficialmente lançado pelo então governador Jaques Wagner.
A mudança também abrange a comemoração pelo aniversário do Parque do Queimado, inaugurado em 9 de julho de 2019, e que este ano completa cinco anos de requalificação.
Confira a programação completa:
FESTIVAL DE ANIVERSÁRIO DE 17 ANOS DO NEOJIBA
De 19 a 21 de julho, no Parque do Queimado (Liberdade)
Entrada gratuita
Sexta, 19/7
18h20 – Apresentação do Coro Juvenil do NEOJIBA
19h – Concerto com Ricardo Castro (piano), Eduardo Salazar (violino), Isabela Rangel (violino), Aby Machado (viola) e Franklin Martins (violoncelo)
Sábado, 20/7
8h30 – Desfile de Abertura com a Banda de sopros da Orquestra Castro Alves e Orquestra Pedagógica Experimental
9h às 10h15 – “Os Saltimbancos”, com Grupo Allegro e coro da Orquestra de Cordas Infantil
10h15 às 11h – Apresentação dos núcleos do Bairro da Paz e Nordeste de Amaralina
11h15 às 12h – Apresentação dos núcleos Pirajá e Cordas Dedilhadas
13 às 13h45 – Apresentação da Camerata Juvenil de Violões do NEOJIBA
14 às 14h45 – Concerto de estreia da Banda Sinfônica do Núcleo Central do NEOJIBA
15 às 15h45 – Cordas e sopros da Orquestra NEOJIBA e visitantes do NEOJIBA CONECTA se apresentam em conjuntos de câmara
16 às 16h45 – Concerto da Orquestra NEOJIBA
17 às 18h – Apresentação do Coro comunitário do NEOJIBA
Domingo, 21/7
9h às 10h15 – “Os Saltimbancos”, com Grupo Allegro e coro da Orquestra de Cordas Infantil
10h15 às 11h – Apresentação dos núcleos de Lauro de Freitas e SESI
11h15 às 12h – Apresentação dos núcleos CESA (Simões Filho) e Mata Escura
13 às 13h45 – Apresentação das cordas da Orquestra Castro Alves
14 às 14h45 – Apresentação dos percussionistas da Orquestra NEOJIBA e visitantes do NEOJIBA CONECTA
15 às 15h45 – Apresentação das Cordas da Orquestra Pedagógica Experimental
16 às 17h – Apresentação dos coros Pedagógico Experimental, Infantojuvenil e Juvenil do NEOJIBA
17h15 às 18h – Concerto da Orquestra NEOJIBA
Sobre o programa NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.