23 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Especialista dá dicas para auxiliar crianças em situações de vulnerabilidade

Foto: Freepik

Especialista da ONG Visão Mundial reforça estímulo à educação e acolhimento aos pequenos

Segundo estudo realizado pelo UNICEF, 32 milhões de meninas e meninos – 63% da população – vivem na pobreza, incluindo falta de moradia adequada (4,6 milhões), privação de educação (4,3 milhões), falta de acesso a água (3,4 milhões) e trabalho infantil (2,1 milhões). Nesse cenário, identificar formas de auxiliar os pequenos, mesmo com práticas a curto prazo, é o início da mudança em suas vidas.

Com isso, Kess Jones, gerente de Mobilização da ONG Visão Mundial, organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos, destaca cinco formas de ajudar as crianças em situação de vulnerabilidade:

1- Estimule o aprendizado

A educação é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal dos pequenos, além de ser um direito garantido por lei. Estimular o aprendizado desde cedo é uma forma de proteger as crianças, pois as capacita para lidar com desafios futuros e as ajuda a desenvolver habilidades essenciais para a vida. “Mesmo em situações de vulnerabilidade, incentivar uma rotina de ida a escola, por exemplo, já é um caminho essencial”, comenta Jones. 

2- Acompanhe ONGs que prezam pelo cuidado de crianças.

Existem diversas organizações não governamentais que atuam em prol da proteção e acolhimento de crianças em situações de vulnerabilidade oferecendo apoio emocional, material e jurídico. Acompanhar e apoiar o trabalho dessas ONGs é uma forma de contribuir para a proteção e garantir que as mesmas recebam o suporte necessário para superar as dificuldades.

3- Incentive o protagonismo social

Empoderá-los a participar ativamente da sociedade, é fundamental para protegê-los de situações de vulnerabilidade. “Promover o protagonismo social significa dar voz e espaço para que expressem suas opiniões, ideias e necessidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, explica.

4- Conscientização sobre direitos e segurança

Ensine as crianças sobre seus direitos e as maneiras de identificar e reagir a situações perigosas. Utilize materiais didáticos, histórias e atividades interativas para abordar temas como negligência e exploração. “Conhecimento é poder e crianças informadas estarão preparadas para se proteger”, afirma Kess Jones.

5- Encaminhamento a serviços de apoio

Quando identificadas situações de risco ou vulnerabilidade, é fundamental encaminhar as crianças e suas famílias para serviços de apoio especializados, como centros de assistência social, abrigos temporários, programas de apoio psicológico e jurídico, entre outros. Garantir o acesso a esses recursos é uma forma concreta de protegê-las e promover seu bem-estar.

“Vivemos em uma sociedade com extrema desigualdade social. Casos de crianças em situação de vulnerabilidade aparecem com uma frequência diária, e além de políticas públicas eficazes para diminuir essas ocorrências, nós como cidadãos também temos o dever de auxiliá-los”, conclui Kess Jones.

Sobre a Visão Mundial (World Vision)

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Para mais informações: http://www.visaomundial.org.br/.

Compartilhe:

MAIS LIDAS