Foto: Lucas Moura / Secom PMS
As mães de pessoas com deficiência (PCDs) e mulheres empreendedoras com deficiência participaram de mais um encontro do programa Empreender é Com Elas, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), em Salvador. O evento foi realizado nesta terça-feira (23), na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), em Nazaré.
De acordo com a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, a iniciativa surgiu a partir de uma escuta ativa das mães de crianças PCDs, que relataram dificuldades em manter empregos sem perder os benefícios, uma vez que a Previdência Social vincula o benefício da criança ao CPF da mãe. “O projeto visa cuidar da formação dessas mulheres de maneira completa, com cursos de marketing, criação de logomarca, cartão de visita e montagem de página no Instagram. Já capacitamos mais de 280 mulheres, que abriram negócios e se sentiram mais vivas”, completa.
Vilma Prado Virgílio, de 44 anos, é mastectomizada e soube do programa quando fez um curso de audiovisual no Senac e conheceu Daiane, que lhe apresentou o projeto. “Estou participando há quase um ano e já fiz cursos de trufas e doces finos, e de salgados para venda na rua. Hoje, já criei minha marca e vendo mini bolos, donuts, brigadeiros, laços e empadas”, relata.
Mãe de um garoto autista nível dois, Aline Alves, de 46 anos, entrou no ramo da confeitaria através do Empreender é Com Elas. “Fiz dois cursos no Senac e no Senai. Isso me ajudou a empreender e estou aqui hoje para aprender mais e expandir meu negócio, pois meu projeto futuro é dar aulas”, diz.
Novos cursos – A reunião teve como objetivo a divulgação das novas ações e cursos promovidos pelo projeto. As participantes saíram de lá com a logomarca e o encaminhamento para a campanha de divulgação dos próprios produtos.
Entre os novos cursos oferecidos estão o de Auxiliar Administrativo, que terá 30 vagas – 12 delas para posterior efetivação na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Outra capacitação é a de Manutenção Residencial Básica, a ser ministrada em parceria com a Faculdade Unopar. Serão 60 vagas e carga horária de 60h, com direito a certificação pela universidade.