22 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Founder Institute abre inscrições para edição de inverno do seu programa de aceleração de empresas

Crédito: Freepik

Os candidatos têm até 04 de Agosto para se inscreverem no programa internacional de aceleração de empresas em nível early stage.

São Paulo, Julho de 2024 – O Founder Institute, o maior programa de aceleração de startups em estágio inicial do mundo, está com inscrições abertas para a Edição de Inverno 2024. O programa, que se destaca por transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, está aceitando inscrições até o dia 04 de agosto. 

Com um currículo estruturado que inclui treinamento prático, feedback especializado e suporte de CEOs experientes de startups, o Founder Institute proporciona uma oportunidade única para empreendedores em estágio inicial a alavancarem seus projetos, criarem networking, e é claro lançarem projetos bem estruturados.

Mulheres foram destaque na edição de verão.

Juliana Coutinho, CEO da Loonic e  uma das participantes da edição de Verão, comenta sobre a participação no programa.

“O início da jornada da startup é bastante desafiadora, mesmo que tivéssemos muita experiência no setor e no desenvolvimento de produtos, nós tínhamos dúvidas de como validar o problema, a solução e em como fazer conexões mais construtivas que agregassem além do financeiro, mas também com críticas e insights que nos ajudassem a evoluir. Quando analisamos o processo do Founder Institute, pareceu que iríamos encontrar esse apoio”. 

Durante o processo Juliana relata que as semanas de aceleração foram intensas e especialmente desafiadoras devido ao ritmo de trazer resultados semanais em temas que muitas vezes levam mais tempo para amadurecer.

Ela ainda acrescenta: “Acho que um fator muito legal, que me surpreendeu, foi o apoio que recebi dos outros founders. Certamente não teria avançado se não houvesse isso. Recebi indicações de clientes, tivemos várias sessões de “terapia” e críticas construtivas ao pitch, a seleção foi excelente e trouxe pessoas muito boas tecnicamente mas também com muita empatia e humanidade”. 

Sobre a participação das mulheres nesta edição, Coutinho analisa: ” Eu vejo que as mulheres estão super preparadas para ocupar cargos de liderança e que os ambientes corporativos têm se ajustado para evoluir essa representatividade. Porém, como founders de startup ainda há muito o que amadurecer, o ambiente é de alto risco e com diversos vieses de gênero, especialmente, no quesito investimento. Achei o Founder Institute bastante inclusivo, engajando as female founders no processo e comemorando conosco a superação na trajetória. Além disso, tivemos bons exemplos entre as mentoras. Espero ver e estou disposta a contribuir para criarmos um cenário com mais oportunidades e mais favorável às fundadoras”. Conclui

Ricardo Martins, CEO da TRIWI e mentor do Founder Institute, comentou sobre a participação feminina: “O número de mulheres à frente de startups na última edição foi surpreendente e positivo. Isso não só reflete a visão do Founder Institute de promover a diversidade, mas também destaca a força e a visão da mulher como empreendedora e ativa no mercado. Estou empolgado para ver o que a edição de inverno nos reserva.” 

Exemplo e projeção

Desde 2009 o Founder Institute, vem construindo uma história de sucesso em seu programa no mundo e na América Latina. Um entre os vários  exemplos está,  a naPorta uma Logistic as a Service (LaaS). Em 2021 a empresa foi acelerada, em seu primeiro ano de atuação a naPorta já impactou cerca de 1.06 milhões de consumidores, gerou oportunidades para mais de 100 pessoas, injetou cerca de 500 mil reais nas comunidades que atua e está presente em 83 localidades entre Rio de Janeiro e São Paulo. Com toda a projeção a empresa alcançou no mês de Março, um marco significativo ao expor sua solução globalmente e ser reconhecida como uma líder em melhores práticas de infraestrutura urbana, planejamento e gestão. 

A naPorta foi convidada para participar do World Governments Summit por meio da vertical de melhores práticas, o Dubai International Award for Best Practices 2024. O prêmio, em sua 29ª edição, atraiu mais de 2.900 inscrições de 144 países diferentes. 

Outro exemplo, é a healthtech SleepUp fornecedora de um aplicativo que usa terapias comportamentais para melhorar a noite de descanso dos usuários. A startup é a primeira terapia digital para insônia a receber a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e funciona por meio de aplicativo, disponível para IOS e Android. Para o tratamento, a SleepUp utiliza terapias comportamentais e cognitivas baseadas em psicologia e medicina do sono (como, por exemplo, a Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia – TCCi), além de recursos de relaxamento e meditação. 

Em 2021, a Healthtech passou a integrar o ecossistema da Farma Ventures e recebeu um aporte de 2 milhões de reais, dos grupos de investidores GVangels, Aimorés, PoliAngel, Sororité e Jupter.

Além disso, outras empresas globais já passaram pelo Founder Institute, como Udemy, Unito, Fairly AI.

O programa é projetado para atender empreendedores em variados estágios de desenvolvimento, desde a fase conceitual até aqueles com produtos ativos e receita, mas ainda em pré-financiamento. Operando primordialmente nas fases de ideia ou pré-semente, o Founder Institute serve como um passo crucial para empreendedores que aspiram transitar de pré-aceleradores para aceleradores de sementes.

Além do programa principal, os ex-alunos do Founder Institute ganham acesso a uma rede global de mentores, descontos em serviços essenciais, e iniciativas avançadas como o Laboratório Fundador e a F5 Venture Network, que oferecem suporte adicional no caminho para o financiamento.

Marco De Biasi, Diretor do grupo no Brasil, comenta sobre a expectativa da nova edição. “Se você já tem um startup em estágio inicial e gostaria de ser mentorado por profissionais altamente experientes no mercado brasileiro e internacional, o programa de aceleração do Founder Institute é uma excelente alternativa, nós temos inúmeros exemplos de empresas ganhando projeção mundial como a naPorta, e tantas outras, o que demonstra que o trabalho da Founder Institute, tem possibilitado muitas oportunidades as startups, o que nos enche de orgulho e nos trabalhar ainda mais entusiasmados”. Finaliza.

Para mais informações e inscrições, visite Founder Institute Edição de Inverno

Sobre o Founder Institute:

Fundado em 2009, o Founder Institute é o maior programa de aceleração de startups em estágio inicial do mundo, com uma rede global de mentores e investidores. O programa apoia empreendedores em diversas fases de desenvolvimento, desde a concepção até o pré-financiamento.

Compartilhe:

MAIS LIDAS