Crédito: Divulgação / Colégio Anchieta
Fase final da Olímpiada aconteceu em Campinas (SP) e contou com a participação de cerca de 1,3 mil estudantes de todo o país, divididos em 340 equipes
Três estudantes baianos conquistaram medalha de ouro na 16ª Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ana Cecília Viana, Rafael Bonfim e Sófia Dórea, alunos do Colégio Anchieta, em Salvador, foram destaque na competição, cuja etapa final contou com cerca de 1,3 mil participantes de todo o país, divididos em 340 equipes.
Diretor do Colégio Anchieta, Ademilton Costa Júnior avalia que o bom desempenho dos alunos é resultado de esforços e do papel transformador da educação. “Vê-los conquistar a medalha de ouro na 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é motivo de orgulho e inspiração para toda a comunidade escolar. É uma conquista que destaca sua capacidade e reafirma o compromisso do Colégio Anchieta com a formação de cidadãos preparados para os desafios do presente e do futuro. É a Bahia brilhando e mostrando a força do nosso ensino”, celebra.
As provas e a cerimônia de premiação aconteceram na sede da Unicamp, em Campinas, São Paulo. A olímpiada contou com a participação de alunos dos ensinos fundamental e médio. Na final, foram entregues 17 medalhas de ouro, 27 de prata e 37 de bronze, além de troféus às escolas com grupos medalhistas e medalhas de honra ao mérito aos demais participantes. A premiação ocorreu nos dias 24 e 25 de agosto. A 16ª edição da Olímpiada Nacional em História do Brasil contou com um número recorde de inscritos, com 51,2 mil grupos, formados por três estudantes dos ensinos fundamental ou médio e um professor de História. As equipes que chegaram à final participaram antes de seis fases on-line realizadas entre maio e junho. Na fase final, os estudantes responderam a uma prova dissertativa que teve como tema a repatriação do Manto Tupinambá, do século XVI, em julho de 2024. O Manto estava no Museu Nacional da Dinamarca e foi entregue ao Museu Nacional do Rio de Janeiro.