Crédito: Cristiani Cardozo
Mostra fotográfica retrata dimensões de atividade turística de pessoas com deficiência e fica em cartaz de 27 a 29 de setembro, na Praça Newton Rique, 2º Piso do Shopping da Bahia
São 17 pessoas com os mais variados tipos de deficiência, que convidam o público a conhecer e desmistificar seu olhar sobre dimensões da atividade turística em Salvador. Assim é a exposição fotográfica ‘Turismo Acessível na Bahia’, que chega ao Shopping da Bahia (SDB), junto com a Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência, que será inaugurada nesta sexta-feira, 27, no SAC do SDB.
A exposição é uma iniciativa da Abadef (Associação Baiana de Deficientes Físicos), em parceria com a Setur (Secretaria de Turismo do Estado). A instalação fica em cartaz até domingo, 29, na Praça Newton Rique, 2º Piso, com apoio do Shopping da Bahia. Tanto a instalação da exposição fotográfica, quanto a inauguração da Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência no SAC integram a agenda do ‘Setembro Verde’ – Mês de luta da Pessoa com Deficiência. São ações articuladas pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), para dar visibilidade ao tema.
A exposição fotográfica provoca a percepção sobre a atividade turística e de acesso à cultura por pessoas com deficiência, na perspectiva de promover o respeito à diversidade e de combater o capacitismo, que é a discriminação dessas pessoas. A mostra tem formato itinerante, visando à instalação em diferentes espaços, municípios e estados, visando à ampliação do seu alcance.
Com a novidade da Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência, o SAC do Shopping da Bahia oferecerá uma variedade de serviços essenciais, incluindo a intermediação física ou virtual de intérpretes de Libras, facilitando a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e os serviços do SAC. Além disso, estarão disponíveis a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), o Passe Livre para transporte intermunicipal, e informações sobre benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Por meio da central, é possível ter acesso a diversos serviços, incluindo informações sobre programas esportivos e eventos voltados ao público PcD, além da opção de pré-inscrição no programa ‘Núcleo de Esportes de Lutas’. Também está disponível atendimento para intermediação de trabalho e solicitação de seguro-desemprego. É possível solicitar o Benefício de Prestação Continuada, obter informações sobre a Banca Especial e Junta Médica no Detran, e receber orientações sobre isenção de impostos pela Sefaz.
Para mais informações acesse: https://www.ba.gov.br/noticias
SERVIÇO
O QUE – Abertura da Exposição ‘Turismo Acessível na Bahia’
ONDE – Praça Newton Rique, 2º Piso do Shopping da Bahia
QUANDO – 27 / 09, às 10h – (Fica em cartaz até 29 – domingo)