22 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Dia das Crianças: a importância de ensinar integridade desde cedo

Foto: Freepik

Iniciativas que promovem valores éticos e cidadania entre crianças e jovens contribuem para um futuro com menos corrupção

O Dia das Crianças vai além das comemorações e presentes, sendo uma oportunidade de reforçar valores essenciais que ajudam na formação de futuros cidadãos conscientes. A integridade, por exemplo, é uma qualidade que, quando incentivada desde cedo, pode fazer a diferença na sociedade. Em um mundo onde as escolhas erradas são muitas vezes mais visíveis, o incentivo à honestidade e à ética se torna um pilar fundamental na educação de crianças e jovens.

Segundo estudo da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, pessoas que reduzem o número de mentiras no dia a dia apresentam melhora significativa na saúde física e mental. Esse dado reforça a importância de promover a verdade e a integridade em todas as esferas da vida, inclusive entre as gerações mais jovens.

No Brasil, a educação infantil também desempenha um papel fundamental na formação de valores. De acordo com o MEC, houve um aumento de 4,8% nas matrículas da pré-escola em 2023, atingindo 5,3 milhões de alunos, o que aponta para a universalização do atendimento educacional na faixa etária de 4 e 5 anos. Com esse crescimento, a inserção de valores como integridade e cidadania no currículo escolar pode gerar impactos positivos na construção de um futuro mais ético.

A promoção de iniciativas que incentivam a ética entre crianças e jovens está alinhada ao propósito do Prêmio NaMoral – Jovens Talentos, promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) em parceria com a APP Brasil. A premiação, voltada a universitários, alunos do ensino técnico e recém-formados, destaca a importância de criar campanhas que estimulem a integridade e a prevenção primária à corrupção. 

Com inscrições abertas até o dia 31 de outubro, o Prêmio NaMoral busca projetos que promovam ética, cidadania e integridade, temas fundamentais para a prevenção à corrupção. Os porta-vozes do prêmio estão disponíveis para entrevistas, oferecendo uma perspectiva sobre a importância de ensinar valores éticos desde a infância, contribuindo para uma sociedade mais justa e transparente.

Sobre o NaMoral

O NaMoral é um projeto nacional de educação para a integridade, criado pelo MPDFT para difundir o conceito de cidadania plena, o valor da integridade e colaborar na formação de cidadãos responsáveis. Por meio de metodologias ativas, participa da formação de crianças e jovens para a integridade, compreender destacando a importância de suas escolhas individuais e seu papel no bem estar social na construção de uma sociedade mais justa, equânime e solidária.

Sobre a APP Brasil

Fundada em 29 de setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda e rebatizada como Associação de Profissionais de Propaganda em 1989. A APP Brasil ajuda a fazer da propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade em nosso país, oferecendo preciosas colaborações técnicas, profissionalizantes e de desenvolvimento ético da profissão.

Compartilhe:

MAIS LIDAS