Foto: Divulgação ProWine São Paulo
Parceria com a Abrabe, por meio do programa de logística reversa Glass is Good, evita falsificações, apoia práticas sustentáveis e gera renda para famílias cooperadas
Para reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade, a ProWine São Paulo mais uma vez implementou o programa “Glass is Good”, iniciativa de logística reversa focada na reciclagem de todo o vidro utilizado no evento. Em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), idealizadora do projeto, foram coletadas 9,13 toneladas de vidro ao longo dos três dias da feira. A reciclagem desse material não só poupa energia, mas também reduz a necessidade de extração de matérias-primas, minimiza as emissões de CO2 e previne o acúmulo de resíduos em aterros sanitários, onde permaneceriam indefinidamente.
Uma inovação deste ano foi a instalação de uma máquina de trituração de vidro no local, que operava ao final de cada dia, garantindo a destruição imediata das garrafas e prevenindo a falsificação — um risco comum em eventos desse gênero. O “Glass is Good” se destaca como um programa pioneiro de responsabilidade socioambiental no Brasil, ao promover a logística reversa de garrafas pós-consumo e gerar renda para cooperativas de catadores e empresas ambientais, que recebem, processam e destinam corretamente o vidro reciclado.
“A reciclagem de garrafas de bebidas alcoólicas tem muitos propósitos. Não apenas impulsionam o progresso ambiental e social do setor da reciclagem, mas, também, fortalecem a economia e operam diretamente no combate ao mercado ilegal de bebidas alcoólicas. O vidro gerado na feira é uma ótima oportunidade de geração de renda para as cooperativas, de conscientização de consumidores sobre a importância do Glass is Good, e de educação sobre o descarte correto das garrafas de vidro pós-consumo para, inclusive, ajudar a manter a segurança de toda a sociedade, combatendo o mercado ilegal de bebidas alcoólicas”, diz a presidente-executiva da Abrabe, Cristiane Foja.
Em 2024, os resultados foram ainda mais expressivos: a ação economizou 4.382,40 kWh de energia, evitou a emissão de 4.838,90 kg de CO2, reduziu em 10.956,00 kg a extração de matérias-primas e impactou positivamente a vida de 50 cooperados e suas famílias, reforçando o impacto social e ambiental da maior feira de vinhos e destilados das Américas.
“Estamos profundamente comprometidos em ir além de um evento de negócios. O programa ‘Glass is Good’ é um exemplo claro de como podemos promover mudanças reais e sustentáveis na cadeia produtiva do vidro. Reciclar as garrafas (e taças quebradas) usadas na feira não só reduz o impacto ambiental, mas também gera renda para comunidades de catadores, criando um ciclo virtuoso que beneficia a todos. Nosso objetivo é continuar fortalecendo essa cultura de responsabilidade socioambiental, porque acreditamos que o futuro do setor também depende das ações que tomamos hoje”, enfatiza a diretora da ProWine São Paulo, Malu Sevieri.
Segundo ela, ver os números alcançados em 2024, reforça a crença de que é possível conciliar grandes eventos com práticas sustentáveis. A parceria com a Abrabe e a inclusão de novas tecnologias, como a trituração imediata das garrafas, mostram que a feira está no caminho certo para criar um legado positivo. “Seguiremos trabalhando para que, a cada edição, esses impactos sejam ainda maiores, inspirando outros setores a adotarem soluções responsáveis e inovadoras”, finaliza Malu.
Sobre a ProWine São Paulo
A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte.