21 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Empresas aceleram mudanças culturais internas para diminuir a desigualdade de gênero

Foto: Divulgação / Lwart Soluções Ambientais

Em junho deste ano, o Fórum Econômico Mundial divulgou o Relatório Anual de Desigualdade de Gênero. De acordo com o relatório, o mundo levará 134 anos para alcançar a igualdade total de gêneros. Apesar de longa a estrada até a equidade, alguns destaques positivos já podem ser celebrados. Dados do 30% Club Brasil, iniciativa global que tem como propósito aumentar o número de mulheres em posição de conselho e de liderança das empresas, mostram que no último ano, o número de mulheres no conselho de administração de empresas subiu para 20%, enquanto em 2019 o percentual era de apenas 12%.

Nesse sentido, as empresas têm investido em ações concretas de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), com a finalidade de acelerar mudanças culturais internas para diminuir a desigualdade de gênero. A Lwart Soluções Ambientais, empresa 100% brasileira aposta, por exemplo, na formação de um Comitê de Diversidade para desenvolver e monitorar iniciativas focadas no tema. Em 2023, a empresa divulgou seu Diagnóstico de Diversidade, que serviu como base para ações direcionadas a grupos minoritários. Além disso, a companhia implementou o Programa de Formação de Motorista Coletora, que oferece oportunidades para mulheres sem experiência prévia ingressarem na operação, e ampliou as licenças maternidade e paternidade por meio do programa Empresa Cidadã.

A empresa ainda criou o “Espaço Amamentar”, certificado pelo Ministério da Saúde, para oferecer um ambiente adequado e confortável às colaboradoras, o que promove as mulheres a oportunidade de continuarem suas carreiras sem ter que optar entre maternidade e vida profissional, contribuindo para a empresa ter mais mulheres em posições de liderança.

Ações que vão além da visibilidade simbólica, como a inserção de treinamentos, a criação de grupos de afinidade e o desenvolvimento de iniciativas que promovam a diversidade. No geral, essas práticas são cada vez mais requisitadas nas empresas, atendendo às urgências pela responsabilidade social e boas práticas de governança, elementos esses fundamentais para criação de espaços de trabalho mais representativos e integrados.

“Essas ações demonstram como a diversidade, quando tratada de maneira genuína, fortalece não só a nossa cultura organizacional, mas também contribui para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, agregando tanto para os colaboradores quanto para a sociedade.” afirma Laura Camara, diretora de Gente e Cultura da Lwart.

Segundo a executiva, é preciso que as empresas entendam que diminuir a desigualdade de gênero não é levantar bandeiras ou fazer um “diversity washing” (prática de empresas promoverem uma imagem de diversidade e inclusão sem adotar ações concretas para apoiar a causa internamente.). “Cada um dentro de sua competência deve ser movido pelo propósito de que a equidade caminha em sinergia com o crescimento saudável das organizações”, finaliza Laura.

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, e única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II) a partir desse resíduo. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, a Lwart Soluções Ambientais atende cerca de 80 mil clientes todos os anos, possui uma fábrica para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), bem como 18 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil. Mais informações em www.lwart.com.br.

Compartilhe:

MAIS LIDAS