24 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Instituto de Engenharia realizam a terceira edição do concurso “Você Inovando o Futuro!”

Foto: Freepik

Projeto vencedor visa inibir infecções hospitalares

Em 26 de outubro, no auditório do Instituto de Engenharia, ocorreu a final da 3ª edição do concurso “Você Inovando o Futuro!”, consolidando a parceria entre a Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e o Instituto de Engenharia.

O evento contou com autoridades, professores e convidados do Mackenzie, além de participantes dos Colégios Visconde de Porto Seguro (unidades Morumbi, Panamby e Valinhos) e do Vital Brazil, fortalecendo a parceria entre os colégios e a UPM.

O concurso tem como objetivo incentivar estudantes do ensino médio a desenvolver ideias para fortalecer o conceito de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis. Os alunos participantes trabalharam em suas unidades escolares no desenvolvimento de ideias e protótipos, orientados pelos professores de suas instituições e apoiados pela equipe do projeto da EE durante o ano de 2024. Além de todo o conhecimento adquirido pelos alunos, também tiveram a oportunidade de interagir com docentes do ensino superior.

No decorrer do ano ocorreram visitas dos professores da EE, que compõem a equipe do projeto, aos colégios para uma orientação aos alunos. Também ocorreu a visita dos participantes às instalações da Escola de Engenharia Mackenzie.

Na cerimônia de abertura da final da 3ª edição, as palavras iniciais foram proferidas pelo presidente do Instituto de Engenharia, o engenheiro José Eduardo Frascá Poyares Jardim, dando início às apresentações dos projetos finalistas.

O 1º lugar ficou para as alunas Gabriela Goes da Cunha e Júlia Silva Djahjah que realizaram o trabalho R.E.A.C.T. (Revolutionary Exotoxin A Combat Techniques) Design de inibidores da exotoxina A da pseudomonas aeruginosa, projetados com docking molecular e in silico admet contra superbactérias de infecções nosocomiais (infecções hospitalares).

O projeto foi coordenado pelo engenheiro Ricardo Concilio e idealizado pela engenheira Magda Aparecida Salgueiro Duro. Dentre as autoridades do Mackenzie presentes estiveram: Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Marcos Nepomuceno Duarte, o Diretor da Escola de Engenharia, Prof. Dr. Marcos Massi, a Coordenadora Geral de Graduação, Profa. Dra. Magda Aparecida Salgueiro Duro e o Coordenador de Desenvolvimento discente, Prof. Dr. Enzo Banti Bissoli.

A banca avaliadora foi composta pelos engenheiros André Barbosa Cintra, Elcio Kazuaki Niwa, Renato Meneghetti Peres e Ruy Arruda Camargo, além do psicólogo Enzo Banti Bissoli.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Compartilhe:

MAIS LIDAS