Foto: Freepik
A fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, Jamaica Araújo, explica que essa abordagem é comprovada por diversos estudos científicos como uma forma eficaz de melhorar as habilidades sociais e motoras dos indivíduos com TEA
A musicoterapia é uma das abordagens terapêuticas que contribui para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). De acordo com a fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, Jamaica Araújo, essa abordagem já foi comprovada por diversos estudos científicos como uma forma eficaz de melhorar as habilidades sociais e motoras dos indivíduos com TEA.
“A musicoterapia promove avanços na comunicação e facilita a expressão emocional. Para crianças que enfrentam barreiras comunicativas, a música atua como uma linguagem global, criando oportunidades para que elas se expressem de maneiras diferentes”, explica Jamaica.
Segundo a fisioterapeuta, que é referência no tratamento multidisciplinar de crianças com deficiências, essa abordagem também contribui para reduzir a ansiedade e o estresse, aumentar o foco e a atenção, além de melhorar a consciência corporal e a coordenação.
“Através da integração de ritmo e movimento, a musicoterapia apoia o aprimoramento das habilidades motoras finas. Sons e melodias estimulam a coordenação e o controle corporal, resultando em uma série de benefícios para o bem-estar físico”, esclarece.
Além disso, a musicoterapia cria um espaço acolhedor e seguro, permitindo que a criança explore suas emoções e desenvolva laços afetivos, explica a fisioterapeuta. “A música convida a criança a interagir de forma lúdica e prazerosa. As sessões proporcionam satisfação, reforçam a autoestima, incentivam a criatividade e a independência, além de promoverem maior engajamento e motivação”, ressalta.
Com base em abordagens multidisciplinares fundamentadas na fisioterapia, a Clínica Espaço Kids utiliza diversos recursos terapêuticos, como as abordagens Therasuit, Cuevas Medek Exercises, Mig e Treini, o método Prompt, pilates adaptado, Sena, Conceito Neuroevolutivo Bobath, Eletroterapia Funcional (Tens, FES, Tases e Laser), bandagem funcional, integração sensorial, método multigestos, treinamento locomotor, comunicação alternativa, estimulação visual e treinamento neuromuscular em gaiola de habilidades.