28 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

ONG investe US$ 3,4 bilhões e une esforços com Aliança Global Contra a Fome

Imagem: Freepik

ONG Visão Mundial realiza investimento para combater a fome e desnutrição infantil, impactando 125 milhões de crianças em 67 países.

Em um contexto global de intensificação das crises humanitárias e climáticas, a luta contra a fome infantil ganha reforço com duas grandes iniciativas. A ONG World Vision, Visão Mundial, organização fundada desde 1950, presente em 100 países e com atuação há quase 50 anos no Brasil, anunciou o investimento de US$3,4 bilhões para combater a fome e a desnutrição, beneficiando 125 milhões de crianças em 67 países. Em paralelo, durante a cúpula do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, coalizão que reúne 148 membros fundadores – entre eles, a ONG, 82 países, organizações internacionais e instituições filantrópicas.

As metas anunciadas pela Aliança Global Contra a Fome incluem alcançar 500 milhões de pessoas com programas de transferência de renda em países de baixa e média-baixa renda até 2030. Outro objetivo é expandir refeições escolares de qualidade para 150 milhões de crianças em regiões marcadas pela fome endêmica. Essa abordagem ampla complementa a estratégia da ONG, que aposta em soluções sistêmicas, como microfinanciamentos por meio do VisionFund, seu braço financeiro, e mudanças estruturais na cadeia de produção e distribuição de alimentos.

Segundo pesquisa da ONG World Vision em parceria com Ipsos, intitulada Not Enough: Global Perceptions on Child Hunger and Malnutrition (“Insuficiente: Percepções Globais sobre Fome Infantil e Desnutrição”), realizada no segundo semestre de 2023, 45% das mortes entre crianças de zero a cinco anos são causadas por má nutrição. “Essa emergência global exige a união de governos, organizações e doadores para garantir que nenhuma criança passe fome. Precisamos de soluções permanentes e mudanças estruturais” afirma Thiago Crucciti, Diretor Nacional da ONG Visão Mundial.

A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, da qual a World Vision é um dos membros fundadores, reflete o potencial transformador da cooperação internacional. Com o suporte de bancos multilaterais de desenvolvimento e instituições financeiras, espera-se mobilizar bilhões de dólares para viabilizar os projetos propostos.

“Com a meta de erradicar a fome até 2030, unir esforços representam um marco na busca por justiça social e segurança alimentar. A colaboração entre governos, organizações e sociedade civil será essencial para transformar esses objetivos em realidade”, conclui Crucciti.

Sobre a Visão Mundial A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Para mais informações: http://www.visaomundial.org.br/

Compartilhe:

MAIS LIDAS