Foto: Divulgação / Hora da Criança
Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, às 19h, em seu Teatro, a Hora da Criança, OSC baiana especializada em arte-educação, promoverá uma apresentação artística com os trabalhos desenvolvidos pelos seus grupos de jovens e adolescentes ao longo de três meses. Durante esse período, os participantes se aprofundaram no estudo de temáticas afrocentradas e raciais, criando produções artísticas que transversalizam dança, música, teatro e artes visuais. A mostra, que celebra a Consciência Negra, será dividida em dois atos, refletindo questões importantes da cultura afro-brasileira.
O primeiro ato traz uma reflexão sob a ótica afrofuturista, abordando questões raciais no futuro. A proposta é discutir se as problemáticas raciais, como o racismo e suas diversas manifestações, continuarão a afetar as próximas gerações. Para a professora Zaê Zambê, que orientou este trabalho, “a proposta é provocar esses jovens e adolescentes a se questionarem sobre o papel que têm no presente e como suas ações podem contribuir para um futuro mais justo”. O trabalho propõe uma provocação sobre o papel deles, levando-os a imaginar um futuro onde o racismo não mais permeie a sociedade.
Já o segundo ato faz uma homenagem aos blocos afros e afoxés da cidade, reconhecendo-os como uma revolução artística, estética e cultural. Inspirado por esses movimentos, o trabalho explora a importância dos blocos afros e afoxés na construção de um cenário cultural e pedagógico que reverberou ao longo do tempo. O professor Daniel Marques, responsável pela orientação deste trabalho, explica: “Este momento de pesquisa sobre os blocos afros e afoxés foi fundamental para entender como essas manifestações culturais, com suas bandeiras de resistência e fortalecimento, servem de inspiração para debates contemporâneos sobre identidade, pertencimento e luta racial”. Os blocos afros, com sua influência estética, provocaram uma revolução que se reflete nas gerações seguintes.
Todo o processo criativo foi realizado de forma coletiva, unindo as práticas educativas da Hora da Criança com as expressões artísticas, consolidando o binômio arte e educação. Através da arte, os adolescentes e jovens puderam ampliar seus conhecimentos sobre as questões étnicas e raciais, se aproximando de um entendimento mais profundo sobre suas identidades e os desafios que a sociedade ainda enfrenta.
Projeto SUPEARTE
A mostra que será realizada está sendo possível graças ao projeto SUPERARTE. O Projeto SuperArte, realizado pela Hora da Criança, está transformando a vida de adolescentes e jovens de Salvador, com idades entre 11 e 17 anos, residentes nas proximidades da instituição. Este projeto inovador visa proporcionar formação cidadã e uma introdução ao mundo do trabalho, utilizando a arte como uma poderosa ferramenta de expressão e reflexão para o enfrentamento de questões sociais acentuadas em suas realidades. O SuperArte oferece atividades nas áreas de teatro, dança, música, artes visuais e produção cultural. Ao longo dos módulos, os participantes têm a oportunidade de desenvolver e apresentar mostras trimestrais que refletem o trabalho realizado. As mostras semestrais são abertas ao público em geral, enquanto as mostras trimestrais são apresentadas exclusivamente para as turmas, criando um ambiente mais íntimo e colaborativo. A realização do projeto SUPERARTE acontece via edital do CMDCA SALVADOR, SPMJ, e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Salvador.
Sobre a Hora da Criança:
A Hora da Criança é uma OSC baiana dedicada à arte-educação, fundada pelo Professor Adroaldo Ribeiro Costa em 1943. A Instituição vem, ao longo de seus 81 anos, oferecendo programas e atividades que visam o desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes e jovens através da expressão artística, acreditando que todos estes são uma possibilidade.
Serviço:
Mostra SUPERARTE – “Na Nossa Pele” Quando – 6 de dezembro – 19h
Onde – Teatro Hora da Criança Quanto – Entrada Gratuita