21 de abril de 2025

Search
Close this search box.

Laboratório de gentileza promove hábitos saudáveis em estudantes de Brasília

Laboratório de Gentileza foi implementado pelo Marista Asa Sul / Foto: Divulgação Colégio Marista Asa Sul

Estudos recentes mostram que ser gentil impacta positivamente na saúde mental das pessoas

Um estudo publicado pela Springer Science revela que praticar atos de gentileza diariamente deixa as pessoas mais relaxadas, promove interações sociais positivas, eleva a autoestima e a sensação de felicidade e melhora o bem-estar emocional. Pensando em estimular esse ambiente dentro e fora da escola, o Colégio Marista Asa Sul, em Brasília, promoveu durante o ano o “Laboratório de Gentileza” com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. 

A professora Camila Azevedo explica que o projeto nasceu depois que as crianças leram o livro “A paz de laboratório”. “Durante a contação de história, as crianças vivenciaram diferentes aprendizados, aprenderam a se cuidar e a cuidar do outro. Empolgadas com os experimentos em busca da paz, explorados no livro, começaram a dar ideias de diferentes formas de gentileza trazendo isso para a sala e para a escola”, diz a professora do Colégio Marista Asa Sul. 

A gentileza na prática 

A partir da leitura em sala de aula, os estudantes propuseram à professora fazer exercícios diários de gentileza na prática. “As crianças criaram experimentos para colocarmos a gentileza em prática, como ajudar e cuidar da professora, ser mais gentil com os colegas e com todos, o uso de palavras de amor com o amigo, a importância de dividir os espaços e os brinquedos, entre outras boas ações”, conta Camila. 

“Essa prática não só estimula ambientes mais positivos como ajuda na construção de uma sociedade e um mundo com mais amor, respeito e gentilezas”, finaliza a professora. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS