Imagem: Freepik
A colaboração internacional da área da Astronomia deu início à construção do maior mapa 3D do Universo. A iniciativa é coliderada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI)
O projeto astronômico internacional Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey (J-PAS), com participação do Brasil, está disponibilizando para a comunidade científica os primeiros 12 graus quadrados do mapa tridimensional do Universo que está sendo realizado a partir do Observatório Astrofísico de Javalambre, na Espanha. A área estudada contém cerca de 550.000 objetos astronômicos e é apenas uma pequena amostra da área total do levantamento, que observará mais de 8.000 graus quadrados ao longo de 10 anos.
As primeiras imagens e catálogos deste projeto internacional estão, desde 20 de novembro, completamente acessíveis através do site https://archive.cefca.es/catalogues/jpas-edr/. Os primeiros dados da pesquisa encontraram cerca de 100.000 estrelas e 450.000 galáxias. É a primeira demonstração científica do poder da combinação do telescópio de campo amplo JST250 e sua câmera panorâmica JPCam.