20 de dezembro de 2024

Search
Close this search box.

Como a literatura pode ajudar as crianças a entenderem o encerramento de ciclos

Desesquecida / Foto: Divulgação Clube Quindim

A leitura fortalece vínculos familiares, cria um ambiente seguro para explorar emoções e se torna uma poderosa aliada na superação de desafios cotidianos

A vida é repleta de mudanças, por isso é fundamental ajudar as crianças a compreenderem e a navegar por transições e encerramentos, contribuindo com o seu desenvolvimento emocional. A literatura infantil pode ser uma aliada poderosa, criando um ambiente seguro e acolhedor para que as crianças possam explorar e dar sentido às suas emoções de forma significativa.

Para Renata Nakano, idealizadora e diretora geral do Clube Quindim, é preciso atenção: há muitos livros infantis no mercado que acabam reforçando clichês e estereótipos, sem sensibilizar genuinamente o leitor. A escolha criteriosa de livros é essencial para promover leituras que despertem conversas e reflexões críticas sobre sentimentos e sobre os chamados temas difíceis. É preciso também engajamento da  família, que tem um papel fundamental na troca com a criança durante a leitura.

“Há obras transformadoras cuja leitura pode proporcionar momentos únicos em família, fortalecendo vínculos e criando um ambiente seguro onde as crianças podem explorar suas emoções com confiança. Quando pais e responsáveis compartilham essas histórias em uma relação horizontal com a criança, as diferentes percepções e trocas entre adulto e criança criam uma bela oportunidade de aprendizado mútuo, tanto sobre as emoções quanto um sobre o outro”, afirma Renata.

Conheça algumas dessas obras trabalhadas pelo Clube de Leitura Quindim:

A quatro mãos

Neste livro, acompanhamos a passagem do tempo em uma história que retrata a potência do carinho e do cuidado da família.

Quando as coisas desacontecem

Gabriela queria saber o que acontece com as coisas quando elas desacontecem. Ou seja, quando deixam de ser do jeitinho que são agora. Esta obra poética e sensível nos coloca no mesmo lugar de questionamento da menina Gabriela. São questões delicadas, profundas e existenciais para qualquer idade.

Desesquecida

Aonde vão todas as coisas que perdemos? Para a pequena narradora destas reflexões, tudo deve parar num mágico lugar com nosso próprio nome, mas… e as pessoas e os animais também vão para lá?

Um fio de esperança

O livro Um fio de esperança fala sobre um tema bastante sensível: a iminência da morte de alguém que amamos. Abordar temas densos na literatura infantil causa em alguns adultos um pouco de medo, de receio em expor a criança a alguma dor. Sabemos, porém, que se acessarmos as nossas memórias da infância, que ela não está tão protegida assim, e que vivenciamos desde os primeiros anos sentimentos dolorosos como o medo e a angústia.

Greg, o menino que morava em um trem

Nesta obra, conhecemos Greg, um menino que mora em um trem com seu pai e sua mãe. A vida dessa família atravessa pontes, morros, túneis escuros, seja em dias ensolarados ou dias de temporais. E a vida de todos nós não é assim, cheia de encantos e desencantos, encontros e desencontros, de emoções e surpresas?

Sobre o Clube Quindim

Fundado em 2016, o Clube de Leitura Quindim promove o acesso à literatura infantil transformadora e de qualidade, oferecendo momentos de afeto e conexão familiar através da leitura compartilhada. Com uma curadoria de especialistas renomados, o clube envia mensalmente livros selecionados para crianças de acordo com as diferentes faixas etárias, tendo impactado milhares de famílias em todo o Brasil. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS