Foto: Freepik
O “Manifesto de Pausa” – iniciativa da Thanks for Sharing e do Instituto Bem do Estar – lança um questionamento sobre as condições contemporâneas de trabalho e os impactos na saúde mental e física dos profissionais. Este ano, o destaque recai para o desafio enfrentado por trabalhadores em regimes intensos, como a escala 6×1 (seis dias de trabalho para um de descanso), que afeta milhões de brasileiros.
SÃO PAULO | A escala 6×1, adotada amplamente em setores como comércio, serviços e indústrias, muitas vezes resulta em jornadas que comprometem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Estudos mostram que a falta de pausas regulares para recuperação pode levar ao esgotamento físico e mental, aumentando o risco da Síndrome de Burnout; desconexão social devido à limitação de tempo para a convivência com amigos e familiares; e problemas de saúde como insônia, ansiedade e doenças cardiovasculares, associados a níveis elevados de estresse. Com o intuito de chamar a atenção para a importância de priorizar o descanso – sobretudo no final do ano -, o Instituto Bem do Estar e a Thanks for Sharing, produtora especializada em vídeo motion-design, que oferece inteligência e experiência audiovisual, divulgam o Manifesto de Pausa.
De acordo com a International Stress Management Association-BR (2023), 32% dos trabalhadores brasileiros relatam sintomas de Burnout (o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking), e regimes intensos como o 6×1 estão entre os principais fatores. Além disso, segundo o próprio ISMA-BR, o estresse e a ansiedade afetam cerca de 70% dos trabalhadores brasileiros, agravados pela falta de pausas regulares e planejamento. Do outro lado, pausas regulares – incluindo férias e descansos semanais – são mais do que obrigações legais; constituem uma questão de saúde pública e produtividade.
“No Brasil, ainda enfrentamos a cultura do sempre disponível. Para os trabalhadores do 6×1, as férias tornam-se ainda mais essenciais, funcionando como um reboot mental e físico, ajudando a recuperar a energia perdida nas intensas semanas de trabalho. A ideia de lançar um manifesto atende à necessidade urgente de conscientizar a sociedade e as empresas sobre o impacto do descanso na saúde mental e na produtividade, promovendo mudanças culturais que valorizem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, afirma Isabel Marçal, cofundadora do Instituto Bem do Estar.
Simone Cyrineu, fundadora e CEO da thanks for sharing, acrescenta que muitos trabalhadores relatam dificuldade em aproveitar suas folgas, seja por pressão para manter a produtividade, seja pelo acúmulo de tarefas ao retornar. “Ao final de um longo ano de trabalho, o descanso é mais do que merecido: é essencial. A pausa não é só um direito, mas uma estratégia para fortalecer a saúde, a criatividade e a produtividade. Está na hora de líderes e empresas enxergarem isso como uma prioridade estratégica para a saúde dos colaboradores e o sucesso dos negócios. Vamos motivar e incentivar o merecido descanso para todos, em qualquer função ou escala”, defende Simone.
Na edição 2024, mais organizações se uniram para disseminar o Manifesto de Pausa: Associação Movimento Futuro, ASEc+ Associação pela Saúde Emocional, Blue Ocean Eventos, Camisa 10, Carol Milters, Daniela Cais – Comunicação Interpessoal, Essência Digital, Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, Mariana Holanda, NOZ Inteligência, ponteAponte e Querida Sanidade.
Para acessar a íntegra do manifesto: https://www.bemdoestar.org/manifesto-de-pausa
SOBRE O INSTITUTO BEM DO ESTAR
Fundado em 2018 por Isabel Marçal e Milena Fanucchi, o Instituto Bem do Estar está alinhado à visão da relevância em contribuir para a formação de uma sociedade consciente de que a saúde mental é um direito humano e uma responsabilidade coletiva. A organização atua com uma metodologia proprietária para conduzir iniciativas que promovam o bem-estar mental por meio do letramento socioemocional e de ações de conscientização – especialmente para mulheres, jovens e pessoas LGBTQIAPN+ em vulnerabilidade social. Desde a fundação, o Bem do Estar já impactou diretamente mais de 8 mil pessoas, conscientizou mais de 1 milhão de indivíduos por meio de mais de 60 ações, que incluem eventos em diferentes territórios; atividades de letramento socioemocional; realização de pesquisas de opinião sobre saúde mental; e lançamento de livro. Como fonte de geração de renda – que é 100% reinvestida –, a organização desenvolve programas sob demanda, tais como workshops, produtos e serviços para empresas e marcas, tendo por norte a missão de advogar pela redução do estigma em saúde mental. www.bemdoestar.org.br
Sobre a thanks for sharing:
Desde 2017 no mercado, a thanks for sharing é uma produtora especializada em vídeos motion-design, reconhecida por sua expertise em traduzir mensagens complexas em narrativas visuais claras e impactantes. Com uma abordagem focada em inovação, qualidade e agilidade, a empresa atende clientes de diferentes setores e portes, oferecendo soluções audiovisuais que vão de vídeos institucionais a projetos personalizados, tornando o audiovisual uma ferramenta estratégica para a comunicação com clientes e colaboradores. Entre seus clientes estão grandes marcas como Electrolux, Porto Seguro, General Motors, Braskem e Yellum, refletindo seu compromisso com excelência e resultados escaláveis. Combinando criatividade e estratégia, a thanks for sharing transforma ideias em vídeos que conectam pessoas e negócios.