16 de abril de 2025

Search
Close this search box.

Inteligência artificial reúne mercado e universidades para profissionalização e estudos na indústria musical

Foto: Moises – divulgação

Parceria da Moises com a Berklee Online e UFPB impulsionam inovação e aprimoram educação musical através de IA

Dezembro de 2024 – Atualmente, o uso de inteligência artificial por estudantes do Ensino Superior tem aumentado de maneira bem significativa. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantedoras do Ensino Superior (Abmes), 71% dos estudantes entrevistados utilizam ferramentas de IA frequentemente e destacam alguns benéficos, como: flexibilidade de aprendizado, acesso a informações e conteúdos atualizados e a resolução rápida e eficiente de dúvidas. Nesse contexto, a Moises, líder global em soluções de IA para criação musical, está expandindo suas colaborações com instituições de ensino de renome, como Berklee Online e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essas parcerias estratégicas visam promover a inovação tecnológica, fomentar o desenvolvimento de novas funcionalidades e ampliar o reconhecimento da marca para a educação musical impulsionada pela IA da Moises, atraindo novos usuários high-level.

Em parceria com a Berklee Online, a Moises insere sua tecnologia diretamente no currículo dos cursos, visando promover uma experiência interativa e prática aos estudantes. O Moises Embedded Player, componente chave da parceria, é integrado em mais de 30 cursos, com ferramentas modernas para treinamento auditivo, prática de improvisação, repetição e ritmo. O foco é o engajamento adicional dos guitarristas, que formam atualmente o maior segmento de clientes do app. Além disso, os alunos da Berklee Online contam com um desconto de 25% para utilizar a plataforma Moises, facilitando o acesso às tecnologias de ponta da empresa.

Segundo Geraldo Ramos, CEO da Moises.AI, “a IA está transformando o setor educacional e acadêmico globalmente e colaborações desse tipo promovem avanços em áreas como pesquisa aplicada e aprendizado prático. A educação musical, em particular, tem sido transformada por ferramentas de IA que expandem as possibilidades de prática e criação para estudantes e profissionais. A tecnologia da Moises, por exemplo, é usada em sala de aula para treinamento auditivo e prática, melhorando as habilidades dos alunos.” 


Com os alunos da Universidade da Paraíba, foi criado um modelo interno que oferece sugestões para letras de músicas, além do mapeamento e construção de mais de 6 mil gráficos. A parceria com a UFPB concentra-se no desenvolvimento da ferramenta Moises e na criação de novas funcionalidades por meio de pesquisa aplicada, menos voltada à capacitação musical e mais ao aprimoramento da tecnologia, em locais como Lavid (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital) e ARIA (Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial). 

“Estudantes de ambas as instituições têm acesso a uma educação mais dinâmica, seja no on-line ou no presencial. Na UFPB, alunos envolvidos no programa estão estagiando na Moises e, alguns que já concluíram o curso, foram contratados pela empresa. Nós estamos comprometidos com a formação e inserção profissional de jovens talentos”, afirma o CEO.

Os professores e pesquisadores de ambas as instituições atuam junto às equipes de produto e engenharia da Moises para gerar novas funcionalidades para as soluções da marca, fator que fortalece a integração entre academia e indústria. Yuri Malheiros, professor do centro de informática da UFPB, afirma: “essa parceria proporciona aos alunos uma experiência prática e alinhada às demandas do mercado de tecnologia musical”. Ele explica que a disciplina optativa de “IA e Música” no Centro de Informática, por exemplo, é motivada pelas experiências ao longo dos mais de 3 anos de parceria com a empresa e das demandas do mercado. 

“Ter a tecnologia aplicada ao currículo dos cursos chama a atenção dos estudantes e aumenta o interesse, além de que possibilita a criação de novas disciplinas que respondam às necessidades dos aprendizes e do mercado, como a de  “Computação para Criação Sonora e Musical”, exemplo ocorrido com a colaboração da UFPB e da Moises”, complementa o Prof. Carlos Batista, da UFPB.

A Moises planeja ampliar suas colaborações com outras universidades ao redor do mundo, em busca de estreitar laços entre academia e tecnologia musical, enquanto promove a formação de novos talentos no setor.

Sobre a Music.AI

A Music.AI é uma das principais provedoras de soluções em IA focada em áudio e música, utilizada por gravadoras, agências, empresas de tecnologia e desenvolvedores. Mais de 50 milhões de usuários aproveitam as ferramentas alimentadas pela plataforma Music.AI, para processar mais de um 2,5 milhões de minutos de áudio diariamente. É a empresa criadora da Moises, o aplicativo líder em criação musical com IA, que revoluciona a forma como os artistas transformam suas ideias musicais em realidade. O app foi selecionado pelo Google como um dos melhores de 2021 na categoria de “melhores para crescimento pessoal”, ficando à frente de milhões de softwares em 19 países. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS