Foto: Pixabay
Ação envolverá a criação e difusão de mensagens direcionadas a motoristas e entregadores parceiros, além dos usuários dos aplicativos de transporte individual de passageiros e de mercadorias
Rio de Janeiro, janeiro de 2025 – O Ministério da Igualdade Racial e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), entidade que representa as principais plataformas de mobilidade e tecnologia para o transporte privado de pessoas e de mercadorias do país, assinaram nesta sexta-feira (17), no Galpão da Cidadania, no Rio de Janeiro, um acordo de cooperação para o desenvolvimento em conjunto de uma campanha nacional de combate ao racismo e à intolerância religiosa.
A campanha será direcionada aos motoristas e entregadores parceiros das plataformas, assim como aos usuários dos aplicativos em todo o Brasil. Entre as empresas associadas à Amobitec estão 99, iFood, Uber, Lalamove e Zé Delivery. Atualmente 2,2 milhões de motoristas e entregadores parceiros estão cadastrados nas plataformas associadas.
Pelo acordo de cooperação, o Ministério da Igualdade Racial irá disponibilizar informações sobre como enfrentar o racismo, suas formas de manifestação, políticas públicas de combate e superação ao preconceito e à intolerância religiosa. Já as empresas associadas à Amobitec irão usar os próprios aplicativos e demais canais de comunicação existentes com motoristas parceiros, entregadores e usuários para divulgação desses conteúdos, tais como mensagens, e-mail e tecnologias similares.
“Com esse acordo damos mais um passo concreto na condução de medidas para assegurar o respeito que a população merece, inclusive nos serviços privados que contrata. Ele vai beneficiar a sociedade como um todo por meio de educação antirracista, ações de combate ao preconceito e à intolerância religiosa. É um avanço na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora”, defende a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
“As empresas associadas à Amobitec vêm trabalhando para que o ecossistema formado pelas plataformas, profissionais parceiros e usuários seja um ambiente de respeito à diversidade, onde práticas de intolerância não são aceitáveis. Conectamos milhões de pessoas todos os dias e acreditamos que, por meio dessa parceria, podemos oferecer uma contribuição relevante no combate à discriminação racial e à intolerância religiosa”, afirma André Porto, diretor-executivo da Amobitec.
Segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 55,5% da população brasileira se identifica como preta ou parda. As desigualdades raciais no Brasil têm origem em injustiças históricas, resultantes de séculos de colonialismo e da escravidão. Diversos indicadores sociais comprovam as desigualdades entre brancos e negros na educação, no ambiente de trabalho, na saúde, na segurança pública, nos meios de comunicação e no acesso e qualidade de moradia etc.
Sobre a Amobitec
Fundada em 2018, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia – Amobitec é uma entidade que reúne empresas de tecnologia prestadoras de serviços relacionados à mobilidade de bens ou pessoas, como intermediação de viagens de transporte individual privado, aluguel de equipamentos de micromobilidade, conexão de pessoas com empresas de fretamento coletivo, além de aplicativos de mobilidade como serviço. Entre suas associadas estão Uber, 99, iFood, Buser, Flixbus, Lalamove, Amazon, Zé Delivery.