22 de janeiro de 2025

Search
Close this search box.

Pesquisa revela impacto dos testes genéticos na saúde e bem-estar do brasileiro

Imagem: Freepik

Pesquisa publicada no Journal of Community Genetics, realizada pela Genera em parceria com a USP, revela que 64% dos consumidores brasileiros mudam seus hábitos após a realização de testes genéticos

Estamos no primeiro mês de 2025, época em que muitas pessoas buscam adotar hábitos que beneficiem tanto o bem-estar corporal quanto mental. Para entender melhor a lista de resoluções referentes à saúde, a Genera — primeiro laboratório de genômica pessoal do Brasil — realizou, em dezembro, um levantamento com mais de 4 mil clientes, que revelou os principais objetivos para 2025: 15% dos respondentes desejam aprimorar o condicionamento físico, 15% querem cuidar melhor da saúde, 15% buscam reduzir o estresse e melhorar o bem-estar mental; 14% pretendem perder peso; e 14% desejam ganhar massa muscular.  

Quando questionados sobre mudanças de hábitos, 31% afirmaram que pretendem começar a praticar exercícios físicos regularmente, enquanto 31% querem reduzir o consumo de açúcar e de alimentos ultraprocessados. Além disso, 26% desejam fazer uma reeducação alimentar. Ricardo Di Lazzaro, médico, doutor em genética pela USP e cofundador da Genera, destaca: “Os testes genéticos diretos ao consumidor estão se tornando cada vez mais acessíveis e populares, promovendo um entendimento mais profundo sobre a saúde individual. Na era da informação, entender a própria genética é como ter um mapa do tesouro para a saúde. Cada gene é uma pista que nos guia em direção a escolhas mais sábias e personalizadas. E, nessa jornada, os testes genéticos são ferramentas valiosas para personalizar as abordagens de saúde e bem-estar.”   

O levantamento também destacou que 27% dos participantes acreditam que conhecer mais sobre seu corpo e sua genética facilitaria a prevenção de doenças, enquanto 25% acham que isso ajudaria a entender melhor suas necessidades alimentares. Essa compreensão é fundamental, pois as dificuldades em emagrecer ou ganhar massa muscular podem estar ligadas ao que é mais adequado ao nosso organismo. Esses dados refletem um movimento crescente de autoconhecimento e cuidado pessoal. 

Pesquisa: Motivações, Percepções e Impactos dos Testes Genéticos Diretos ao Consumidor entre Usuários no Brasil 

Outra pesquisa, realizada pela Genera em parceria com a USP em novembro de 2024 envolvendo 1.315 entrevistados das 5 regiões do Brasil, consumidores da marca, revelou que um alto percentual de clientes afirmou ter mudado seus hábitos de saúde após a realização dos testes genéticos. Os dados mostram que 38,7% dos participantes ajustaram suas dietas, 24,2% começaram a realizar exames regulares de saúde e 16,5% aumentaram a prática de atividades físicas. Muitos participantes também demonstraram um aumento no interesse em cozinhar em casa após receberem os resultados dos testes genéticos, refletindo uma busca por refeições saudáveis e personalizadas. 

Sobre a Genera 

Primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, oferecendo uma análise completa do DNA de cada pessoa. Fundada em 2010, a empresa é pioneira no Brasil e tem se consolidado como referência na área, com mais de 400 mil testes realizados. Com um dos maiores bancos de dados genômicos da América Latina, a Genera utiliza inovações tecnológicas como inteligência artificial e big data para oferecer resultados personalizados e ajudar na identificação de predisposições genéticas a doenças graves como câncer e diabetes. A empresa tem contribuído para a promoção do autoconhecimento e da saúde preventiva, permitindo que as pessoas façam escolhas informadas sobre sua saúde com base nas informações genéticas. Desde 2019, a Genera integra a Dasa e segue rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa também desempenha um papel importante no mapeamento das diversas origens genéticas no Brasil, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira.   

Compartilhe:

MAIS LIDAS