21 de janeiro de 2025

Search
Close this search box.

Osteoartrite: descobertas científicas com terapia celular melhoram a vida de pacientes

Os ortopedistas David Sadigursky e Thiago Alvim – Foto: Divulgação / Clínica Omane

As terapias ortobiológicas têm se destacado por promover a regeneração dos tecidos musculoesqueléticos, reduzindo de forma eficaz a inflamação e os sintomas associados

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoartrite, conhecida popularmente como artrose, é uma das doenças que mais comprometem a qualidade de vida das pessoas no mundo. Caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, esta condição crônica afeta principalmente pessoas acima de 55 anos, sendo 60% dos casos em mulheres. As articulações mais acometidas são as do joelho, quadril e mão.

Segundo os ortopedistas David Sadigursky e Thiago Alvim, sócios da Clínica Omane e pesquisadores na área de terapia celular, a osteoartrite provoca dor, rigidez e perda de movimento. “Com o tempo, a cartilagem se desgasta, levando à inflamação e ao desconforto, mas tratamentos inovadores baseados em ortobiológicos podem mudar esse cenário”, explicam.

As terapias ortobiológicas têm se destacado por promover a regeneração dos tecidos musculoesqueléticos, reduzindo de forma eficaz a inflamação e os sintomas associados, afirma David. “Na primeira etapa do tratamento, realizamos procedimentos para reduzir a inflamação articular, que auxilia no alívio da dor. Para isso, são utilizados métodos como a infiltração de anti-inflamatórios, que promovem um alívio imediato dos sintomas”, conta o médico.

Após o controle da dor e inflamação na primeira fase, a abordagem terapêutica se volta para a regeneração das articulações, utilizando a terapia com ácido hialurônico, explica Thiago. “Este componente, naturalmente presente no corpo humano, tem um grande potencial de lubrificar as articulações, melhorar o ambiente intra-articular e reduzir o atrito entre os ossos, o que facilita o movimento”.

“As infiltrações de ácido hialurônico não só proporcionam alívio da dor, como também ajudam a proteger as articulações, de forma minimamente invasiva e personalizada de acordo com as condições clínicas do paciente, criando um efeito sustentável a longo prazo”, conclui o ortopedista.

Sobre o David Sadigursky

David Sadigursky é ortopedista graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Cirurgia do Joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Ele realizou fellowship em Doenças da Cartilagem e trauma esportivo na Harvard Medical School, em Boston, EUA, e em cirurgia ortopédica de artroplastia do joelho no Hospital CLINIC, em Barcelona, Espanha. Possui pós-graduação em Clínica da Dor pelo CTD e em Intervenção em Dor pela Universidade da Coreia, em Seul. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE). Participa ativamente da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Esporte (ISAKOS) e é membro associado das sociedades de dor e medicina regenerativa, como SBRET, SBED e SOBRAMID. Atualmente, é sócio da Clínica Omane e diretor do centro de estudos em terapias celulares.

Sobre o Thiago Alvim

Thiago Alvim é ortopedista, graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina. Ele completou residência em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e realizou um fellowship em Traumatologia Esportiva no Centre Orthopédique Santy, em Lyon, França. Foi Médico Assistente Concursado e Preceptor do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Edgard Santos – UFBA (2018-2022). Obteve o título de Mestre em Biotecnologia pela UFBA, com linha de pesquisa em Terapias Biológicas. É autor de capítulos de livro e artigos científicos publicados em revistas de Ortopedia. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Médica Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque (SMBTOC) e da Associação Brasileira de Ultrassonografia Musculoesquelética (ABUM), ele é referência em soluções inovadoras para procedimentos médicos menos invasivos e atua na ortopedia regenerativa, sendo sócio da Clínica Omane.

Compartilhe:

MAIS LIDAS