Equipe da Trinasolar no projeto Trina Forest / Foto: Divulgação Trinasolar
Junto com a ação de reflorestamento, a parceria visa o monitoramento das árvores plantadas para recuperação da biodiversidadeJunto com a ação de reflorestamento, a parceria visa o monitoramento das árvores plantadas para recuperação da biodiversidade
A Trinasolar, líder global em módulos fotovoltaicos e soluções de energia inteligentes, e o grupo espanhol ReTree, dedicado ao combate ao desmatamento, realizam parceria na Espanha em um programa para proteger a biodiversidade e promover a absorção de emissões de carbono.
No programa, denominado Trina Forest, 1.500 árvores serão plantadas ao longo de três anos na Sierra Norte de Madrid e em Teruel, na região de Vértice del Frío. Além disso, a ReTree oferecerá atividades de reflorestamento em equipe para os funcionários da Trinasolar, bem como serviços de digitalização e monitoramento das árvores plantadas.
“O Trina Forest é um projeto que concretiza o nosso compromisso com a sustentabilidade e a regeneração do planeta. A iniciativa apresenta uma estrutura transparente e eficaz que envolve além do plantio, mas do cuidado através da digitalização e do monitoramento em tempo real das árvores plantadas”, explica Matheus Rodrigues, Head de Produtos e Marketing da TrinaSolar.
As primeiras 500 árvores já foram plantadas em Madrid e Teruel, com a participação de funcionários da Trinasolar e voluntários no plantio. A ReTree identificou o Vértice del Frío como uma área prioritária para reflorestamento, devido ao alto risco de desertificação e degradação do solo. Com a ajuda das novas árvores, a expectativa para os próximos anos é que as terras afetadas possam se regenerar e recuperar a biodiversidade.
Por meio do programa, serão regenerados 14.016 metros quadrados de solo degradado, e estima-se que 44.358 quilos de CO₂ serão compensados. As 1.500 árvores também contribuirão para o enriquecimento do solo com 9.515 litros de água. A biodiversidade foi um fator crítico na escolha das espécies de árvores a serem plantadas. Para o Trina Forest, a prioridade é dada a espécies nativas para preservar e manter a biodiversidade de cada área.
Além disso, uma vez que as árvores são plantadas, dados de absorção de dióxido de carbono em tempo real poderão ser rastreados por meio da Treegital, plataforma de monitoramento digital da ReTree. “Além do propósito de compensar as emissões de carbono, a ação reflete o comprometimento com a restauração de áreas degradadas, com foco em contribuir para a preservação de recursos naturais essenciais para as futuras gerações”, destaca Rodrigues.
A Trinasolar adere à visão de sustentabilidade “Energia Solar para Todos” e desenvolve uma cultura de gestão de sustentabilidade única. A empresa se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono em sua organização global até 2030, cobrindo as dimensões de operação líquida zero, cadeia de suprimentos líquida zero e produto líquido zero.