12 de fevereiro de 2025

Search
Close this search box.

Especialistas e negociadores internacionais se reúnem em Brasília para discutir adaptação climática como prioridade na COP 30

Crédito da imagem: Freepik

Presidente da COP 30, André Corrêa do Lago, e ex-secretária executiva da UNFCCC Patricia Espinosa estão entre confirmados em Brasília, no dia 25 de fevereiro 

São Paulo, Fevereiro de 2025 (Instituto Talanoa) – A adaptação climática precisa sair da sombra das negociações internacionais e se tornar uma prioridade global. Esse será o foco do evento “Adaptação como Prioridade para a COP 30” (https://institutotalanoa.org/evento-adaptacao-como-prioridade-para-a-cop30/ ), que acontecerá em Brasília, em 25 de fevereiro. 

Organizado pelo Instituto Talanoa, o evento se propõe a criar um diálogo essencial entre negociadores, tomadores de decisão, sociedade civil, setor privado e meios de comunicação. O objetivo é claro: elevar a agenda de adaptação climática como uma prioridade na COP 30, a ser realizada em Belém, em novembro deste ano.  

“Para tornar a adaptação uma prioridade política, precisamos conversar politicamente sobre esse assunto, dentro do Brasil e com quem já está a frente disso em outros lugares do mundo”, afirma Natalie Unterstell, presidente do Instituto Talanoa. 

Por que agora? 

A adaptação climática é um pilar central do Acordo de Paris, mas, até o momento, recebeu pouca atenção nas negociações internacionais. A aprovação do texto da Meta Global de Adaptação na COP 29 de Baku abriu um novo capítulo, e agora é hora de conectar esse compromisso com a economia real e a vida das pessoas. 

Chamado à ação 

O Brasil tem uma oportunidade única de influenciar a agenda global sobre adaptação climática, estruturando mecanismos que incentivem investimentos público-privados em infraestrutura resiliente, agricultura adaptativa e soluções baseadas na natureza. 

“A COP 30 será um marco para a adaptação climática. Precisamos de compromissos ambiciosos e financiamentos robustos para garantir que países vulneráveis tenham condições de enfrentar os impactos climáticos. O evento ‘Adaptação como Prioridade para a COP 30’ será essencial para alinharmos expectativas e mobilizarmos esforços globais”, completa Natalie Unterstell. 

O evento já tem confirmados os seguintes palestrantes:  

André Corrêa do Lago, Brasil ; Ana Toni, Brasil;  Ali Shareef, Maldivas; Ana Mulio, Reino Unido; Angela Rivera, Colômbia; Avinash Persaud, Barbados; Carlos Nobre, Brasil; Fiona Flood, Irlanda; Irene Suárez Pérez, Costa Rica; Juan Bello, Panamá; Letícia Leobet, Brasil; Marcelo Lins, Brasil; Nathalie Flores-Gonzalez, República Dominicana; Orville Grey, Jamaica; Patrícia Campos Mello, Brasil; Patricia Espinosa, México; Pilar Bueno, Argentina; Richard Stanslaus Muyungi, Tanzânia; Rubem Hofliger,  Suíça; Sergio Margullis, Brasil; Sineia do Vale, Brasil; Sônia Guajajara, Brasil; Timo Leiter, Reino Unido; Vanessa Dolce de Faria, Brasil. 

 O programa inclui: 

  • Painéis: Discussão sobre a Meta Global de Adaptação (GGA), Planos Nacionais de Adaptação e o compromisso de dobrar o financiamento para adaptação até 2025. 
  • “Tudo que sempre quis saber sobre adaptação e não tive chance de perguntar”: Conversa aberta entre figuras públicas e especialistas. 
  • Programa de trabalho UAE-Belém: Atualização sobre os avanços desde a COP 29 e estratégias para fortalecer a agenda de adaptação. 
  • Sessão “Adaptação para responder ao mundo real”: Exploração de soluções práticas para integração da adaptação climática em políticas nacionais e locais. 

Financiamento: o desafio central 

O evento abordará, em um bloco específico, os desafios e oportunidades de financiamento para adaptação, com sessões no estilo TEDx e debates sobre: 

  • Financiamento para adaptação na América Latina: Explorando estratégias para integrar financiamento da adaptação ao desenvolvimento regional. 
  • Dobrar o financiamento da adaptação até 2025: Meta ambiciosa e estratégias necessárias para alcançá-la. 
  • De Baku a Belém: Caminhos e oportunidades para a COP 30. 

O evento contará com um coquetel de encerramento. 

Evento: “Adaptação como Prioridade para a COP 30” 
Quando: 25 de fevereiro de 2025 – das 9h às 18h 
Onde: Hotel Brasília Palace, Brasília, DF 
Mais informações: https://institutotalanoa.org/evento-adaptacao-como-prioridade-para-a-cop30/ 

Sobre o Instituto Talanoa:  

O Instituto Talanoa é um think tank independente dedicado a acelerar a ação climática por meio de pesquisas, análises e diálogos estratégicos. Fundado com o propósito de tornar o debate climático mais acessível e orientado para soluções, o instituto atua na interseção entre ciência, políticas públicas e inovação para apoiar a implementação dos compromissos climáticos globais. 

Com foco especial na adaptação e resiliência, o Talanoa trabalha para fortalecer capacidades institucionais, ampliar o engajamento da sociedade civil e incentivar o setor privado a adotar soluções climáticas eficazes. Seu objetivo é transformar conhecimento técnico em ações concretas, promovendo espaços de diálogo entre diferentes setores para influenciar decisões políticas e econômicas. 

O instituto também colabora ativamente com organismos internacionais, governos e organizações da sociedade civil para desenvolver estratégias que integrem justiça climática, financiamento sustentável e governança climática eficaz. Com presença ativa nas negociações climáticas, o Talanoa desempenha um papel essencial na mobilização global pela adaptação climática como prioridade nas agendas internacionais. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS